• Carregando...
Ativistas foram presas durante protesto em que estavam seminuas | Anis Mili / Reuters
Ativistas foram presas durante protesto em que estavam seminuas| Foto: Anis Mili / Reuters

As três ativistas europeias do grupo feminista radical Femen detidas na quarta-feira passada em Túnis por ficarem seminuas em solidariedade à ativista tunisiana Amina Tyler, serão julgadas o próximo dia 5 por "atentar contra o pudor, as boas costumes e a moral pública".

Segundo explicaram à Agência Efe fontes da defesa, as ativistas comparecerão perante a justiça conforme o artigo 226 do Código Penal, por isso poderiam ser condenadas a seis meses de prisão.

No último dia 29, duas jovens francesas e uma alemã exibiram os seios em protesto contra o Palacio de Justiça da Tunísia, diante de um grande número de jornalistas, na véspera do começo de um julgamento de Amina, representante de Femen no país africano.

As três mulheres exigiram a libertação de Amina, detida desde o último dia 19, e criticaram a moral conservadora dos tunisianos.

A ativista, que na quinta-feira compareceu à justiça acusada de portar um spray defensivo, foi condenada ontem à noite a pagar uma multa de 300 dinares (R$ 378), confirmou hoje à Agência Efe a advogada Boshra Hajj Hamida.

No entanto, a jovem feminista tunisiana continuará em prisão preventiva depois de que ontem a Procuradoria a acusou de "profanação do espaço sagrado de um cemitério" e de "atentado aos bons costumes", por ter pintado sobre o muro de um cemitério o nome da organização Femen.

A ativista tunisiana também responderá perante a justiça no dia 5, mas em seu caso, na cidade de Kairouan, 160 quilômetros ao sul da Tunísia, onde foi detida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]