• Carregando...
 | JOE RAEDLE/AFP
| Foto: JOE RAEDLE/AFP

Os primeiros voos comerciais regulares entre Estados Unidos e a capital cubana, Havana, descolam nesta segunda-feira (28), após mais de 50 anos de interrupção. O momento histórico acontece apenas três dias após a morte do líder cubano Fidel Castro, na última sexta-feira (26), aos 90 anos. A partir de quarta-feira (30), a American Airlines vai ligar Havana e Miami, a capital do exílio cubano nos EUA, quatro vezes por dia. Outro voo diário parte de Charlotte, na Carolina do Norte, no sudeste dos Estados Unidos.

O voo da American Airlines deve partir hoje às 7h30 locais (10h30 no horário de Brasília) de Miami para o aeroporto internacional José Marti de Havana. Também hoje, a JetBlue vai inaugurar a sua ligação direta entre Nova York e Havana às 8h58 locais (11h58 de Brasília). Outros voos diretos da JetBlue para Havana estão previstos a partir de Orlando e Fort Lauderdale.

“Nos tornamos a primeira companhia aérea americana a propor um serviço regular com a capital cubana em mais de 50 anos”, disse à agência AFP Martha Pantin, porta-voz da American Airlines.

Há três meses, a companhia JetBlue inaugurou o primeiro voo comercial regular desde 1961 entre um aeroporto dos Estados Unidos – Fort Lauderdale, na Florida – e uma cidade cubana, Santa Clara, no centro da ilha. Desde então, várias companhias seguiram o exemplo, com voos regulares entre os EUA e diferentes cidades cubanas, mas Havana ainda não estava contemplada.

Os cubanos se reúnem nesta segunda-feira na Praça da Revolução, o local mais amado por Fidel Castro, para prestar a primeira grande homenagem ao líder histórico da ilha. A peregrinação ao coração político de Havana, onde Fidel Castro fez vários de seus discursos de muitas horas, com desafios frequentes aos EUA, abre uma semana de tributos ao pai da revolução cubana.

“Vá à praça e verá o que é de verdade o povo de Cuba (...), como sofre quando sente de verdade”, disse Jorge Guilarte, um bicitaxista de 50 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]