• Carregando...

Promotores da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmaram nesta quarta-feira (17) que planejam um novo indiciamento de Radovan Karadzic nos próximos dias. A intenção é atualizar as acusações já formuladas contra o ex-líder servo-bósnio há oito anos. O promotor Alan Tieger disse, durante uma audiência do Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia, que apresentará uma moção a fim de atualizar os 11 indiciamentos de Karadzic até segunda-feira. Tieger não adiantou que formato dará ao novo documento nem se seriam retiradas ou incluídas acusações.

Karadzic, de 63 anos, enfrenta acusações de genocídio por supostamente comandar atrocidades, incluindo o massacre de mais de 8 mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em julho de 1995 e o sangrento cerco a Sarajevo, quando era presidente da separatista república servo-bósnia.

O réu foi detido em um ônibus de Belgrado, em julho, após 13 anos foragido. Ele vivia com barba e cabelos compridos, como um médico alternativo. A corte sofre pressão da ONU para encerrar seu trabalho - inclusive terminando o julgamento de Karadzic - até 2010. Uma importante figura ainda foragida é o ex-líder militar de Karadzic, general Ratko Mladic.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]