• Carregando...

Cidade do México – Três bombas de fabricação caseira explodiram na Cidade do México na madrugada de ontem, pouco após a meia-noite (4 horas no horário de Brasília). As explosões causaram pequenos estragos, como vidros quebrados, no Tribunal Federal Eleitoral, na sede do Partido Revolucionário Institucional (PRI) e em uma agência bancária. Ninguém se feriu. Uma quarta bomba foi desativada antes de explodir. "Vamos trabalhar vigorosamente para garantir a segurança’’, disse o presidente mexicano, Vicente Fox.

Os serviços de emergência receberam duas ligações anônimas avisando sobre os atentados. A polícia disse que a segurança foi intensificada no sistema de transporte público da cidade, na residência oficial do presidente e nas embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido, consideradas mais vulneráveis a atentados. Nenhum grupo assumiu a ação.

As explosões ocorreram um dia após uma marcha de 20 mil pessoas na cidade de Oaxaca, capital do estado de mesmo nome, pedindo a saída dos policiais federais enviados no dia 29 para conter protestos iniciados há cinco meses contra o governador Ulises Ruiz, do PRI. Líder do movimento, Flávio Sosa disse que os manifestantes não têm ligação com o atentado e querem, apenas, que o governo local reajuste os salários dos professores.

O esquerdista Andrés Manuel López Obrador, derrotado por Felipe Calderón na eleição presidencial de julho último, anunciou na última sexta a formação de um gabinete ministerial paralelo. Derrotado por menos de 1% dos votos, ele contestou o resultado na Justiça eleitoral, sem sucesso, e liderou protestos que pararam a capital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]