Uma troca de tiros entre as forças do Egito e de Israel nas proximidades da passagem fronteiriça de Rafah, que liga a Faixa de Gaza à Península do Sinai, deixou pelo menos um soldado egípcio morto, segundo confirmou o Exército do país vizinho a Israel.
Mais cedo, uma testemunha ocular que estava na passagem de Rafah já havia confirmado à Agência EFE que a troca de tiros deixou pelo menos um ferido em estado grave entre as forças egípcias e que a área foi desobstruída imediatamente após o incidente.
O Exército israelense informou em um comunicado que “ocorreu um tiroteio na fronteira com o Egito” que é “objeto de uma investigação” e que “está sendo realizado um diálogo com o lado egípcio”.
Por sua vez, fontes militares egípcias falaram de um “incidente incomum” que resultou em “uma troca de tiros entre soldados egípcios e israelenses”.
"Os soldados egípcios abriram fogo contra membros do Exército israelense, sem causar quaisquer baixas. Mas as forças do Exército de Israel responderam disparando como advertência", acrescentou a fonte, que também afirmou que o Egito "abriu uma investigação urgente" sobre o ocorrido.
No seu relato, a fonte de segurança egípcia indicou que as tropas israelenses “fugiram após o tiroteio” e que a troca de tiros “não continuou”.
“Todas as forças israelenses retiraram-se da área de confrontos na passagem fronteiriça de Rafah, no lado palestino”, disse.
A fonte afirmou ainda que a troca de tiros “se deve à tensão existente entre Tel Aviv e o Cairo”, que ocorre no contexto das duras críticas dirigidas nas últimas horas às atividades do Exército israelense na cidade de Rafah, depois de os palestinos alegarem que dezenas de pessoas morreram em um incêndio deflagrado após um ataque nas primeiras horas do dia.
Malafaia x Edir Macedo: o que está em jogo na disputa pela prefeitura do Rio
“Liberdade de expressão é especial”, diz Musk citando post sobre fechamento de escritório do X no Brasil
Moraes teria usado TSE para investigar participantes de protesto contra magistrados em Nova York
“Fujões” e “covardia”: candidatos repercutem ausência de Boulos, Nunes e Datena em debate
Deixe sua opinião