• Carregando...
 | MANDEL NGANAFP
| Foto: MANDEL NGANAFP

O presidente americano, Donald Trump, ameaçou retirar os Estados Unidos da Organização Mundial do Comércio (OMC) caso a maior economia mundial não receba um tratamento melhor. As declarações foram dadas durante uma entrevista à Bloomberg, agência de notícias financeiras. É mais uma crítica à pedra angular do sistema de comércio internacional. “Eles precisam mudar de rumos.”

Uma eventual saída da OMC pode ser muito mais significativa para a economia mundial do que a crescente guerra comercial travada por Trump contra a China. Isto contribuiria para minar o sistema pós-Segunda Guerra Mundial que os Estados Unidos ajudaram a construir. Desde o final do conflito mundial, em 1945, os sucessivos presidentes americanos vêm liderando esforços para reforçar o comércio internacional, argumentando que isso pode trazer maior estabilidade à economia global. 

Leia também: Quatro tratados e acordos dos quais os EUA se retiraram no governo Trump

O representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lightizer, disse que permitir a entrada da China na organização, em 2001, foi um erro. Ele, sistematicamente, tem pedido que os Estados Unidos adotem um enfoque mais agressivo diante da OMC. A justificativa é que o órgão é incapaz de negociar com uma economia que não pode ser considerada de mercado, como a China. 

Ele também vem acusando o sistema de solução de controvérsias da OMC de interferir na soberania americana, particularmente em casos antidumping. 

A ameaça vem de encontro às decisões tomadas por Trump de se retirar de tratados assinados em outros governos ou se retirar de organizações internacionais. Desde que chegou à Casa Branca, em janeiro de 2017, ele já anunciou a saída do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, do Tratado de Associação Transpacífica, do Acordo de Paris sobre o Clima, do Acordo Nuclear com o Irã e da Unesco."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]