Uma pesquisa nacional divulgada nesta quinta-feira (19) pela rede de televisão americana CBS mostra que a vantagem de Donald Trump, candidato pelo Partido Republicano à presidência dos EUA nas eleições de novembro, sobre o atual mandatário, Joe Biden, do Partido Democrata, aumentou para cinco pontos percentuais.
A pesquisa, realizada entre 16 e 18 de julho (após a tentativa de assassinato de Trump), contou com 2.247 pessoas entrevistadas e uma margem de erro de 2,7% para mais ou para menos. A nova sondagem indica que 52% dos prováveis eleitores escolheriam o candidato republicano, enquanto 47% optariam por Biden.
Em 3 de julho, a mesma pesquisa da CBS mostrou uma vantagem de Trump sobre Biden de dois pontos (50% e 48%).
No entanto, a pesquisa desta quinta-feira também indicou que 48% dos entrevistados votariam em Kamala Harris - vice-presidente de Biden e possível substituta do democrata casos ele desista de concorrer à reeleição - para presidente, e 51% votariam em Trump.
A CBS lembrou que a última vez que um republicano venceu a eleição presidencial por mais de cinco pontos foi há mais de 30 anos, e que, nos últimos 20 anos, nenhum candidato conservador obteve a maioria dos votos dos eleitores comuns.
A pesquisa tambémpontuou que, embora a resposta de Trump à tentativa de assassinato do último sábado tenha lhe rendido simpatia de parte do eleitorado, 26% dos entrevistados dizem que estão mais propensos a votar no republicano e, para quase 75%, o ataque não teve "nenhuma importância".
Malafaia x Edir Macedo: o que está em jogo na disputa pela prefeitura do Rio
Abusos de Moraes impulsionam direita para dominar o Senado; acompanhe o Sem Rodeios
“Liberdade de expressão é especial”, diz Musk citando post sobre fechamento de escritório do X no Brasil
Abusos de Moraes impulsionam plano da direita para dominar o Senado em 2027
Deixe sua opinião