• Carregando...
Presidente dos EUA, Donald Trump | NICHOLAS KAMM/AFP
Presidente dos EUA, Donald Trump| Foto: NICHOLAS KAMM/AFP

Quem precisa de um anônimo funcionário saudita quando você tem o presidente dos Estados Unidos?

Pela segunda vez nesta semana, na terça-feira, o presidente Donald Trump pareceu prever a linha de defesa saudita em relação ao desaparecimento e possível assassinato do colaborador do Washington Post, Jamal Khashoggi, na Turquia. Mesmo se você deixar de lado as repetidas ênfases de Trump de que os sauditas negam as irregularidades, o que é o mesmo que um Trump dizer se alguma vez houve alguma irregularidade, os comentários dele revelam uma aparente disposição de espalharos pontos de vista sauditas de uma maneira que não deveria passar despercebida. 

Na segunda-feira, Trump apareceu para prever a linha de defesa saudita de que "matadores de aluguel" poderiam ser responsáveis pela morte de Khashoggi. No meio da tarde, relatos indicaram que os sauditas podem de fato admitir que Khashoggi foi morto, mas por culpa de um interrogatório fracassado. O raciocínio poderia ajudar o príncipe Mohammed bin Salman a escapar da culpa.

LEIA TAMBÉM: Polícia turca encontra evidência que jornalista foi morto em consulado

Na terça-feira, Trump pareceu reduzir a escala da negativa feita pelos sauditas. Depois de dizer, na segunda, que o rei Salman emitiu uma "negação total", Trump atualizou a declaração para dizer que o filho de Salman, o príncipe herdeiro, "negou totalmente qualquer conhecimento do que aconteceu no consulado turco". As palavras-chave dessa negação parecem ser "qualquer conhecimento do que aconteceu". Isto não significa que os sauditas estão negando que Khashoggi foi morto; significa apenas que o príncipe herdeiro estava dizendo que eles não ordenaram ou autorizaram. 

Então, para levar a questão para casa, Trump seguiu a mesma linha em uma entrevista à Fox News. Ele disse diretamente que a punição dos EUA "depende do fato de o rei ou o príncipe herdeiro saberem disso". 

O senador democrata Chris Murphy telefonou para o presidente na segunda-feira antes de os relatórios indicarem uma negativa saudita: "Ouvindo a ridícula teoria dos 'assassinos sem escrúpulos’ era onde os sauditas queriam chegar. Absolutamente extraordinário, eles conseguiram usar o presidente dos Estados Unidos como seu agente de relações públicas.” 

LEIA TAMBÉM: Arábia Saudita se prepara para reconhecer morte de jornalista do Washington Post

Será fácil para Trump rejeitar tais críticas argumentando que ele está meramente passando adiante o que foi dito pelo rei Salman e pelo príncipe herdeiro. Mas parece uma estranha coincidência que Trump tenha, duas vezes em dois dias, feito comentários que parecem adequados a uma eventual admissão de que se tratava de um assassinato acidental. Isto não é algo que o governo saudita tenha dito oficialmente, mas parece ser a explicação para a qual Trump se acostumou. 

Há algumas potenciais razões para isso. Pode ser porque os sauditas tentaram habilmente Trump para divulgar sua versão dos fatos. Pode ser porque eles expressamente disseram a ele o que ele deveria divulgar, e ele obedientemente fez isso. Ou pode ser porque Trump está ouvindo o que quer ouvir e acreditando no que quer acreditar. 

Trump, claramente, não quer abalar o relacionamento entre os Estados Unidos e a Arábia Saudita, seja por meio de novas sanções ou pela redução do acordo de armas. Ele também observou repetidamente que Khashoggi não é um cidadão dos EUA, o que parece indicar uma punição potencial mais branda. 

VOZES DA GAZETA: Teremos a primeira distensão na relação entre EUA e Arábia Saudita?

Mas, independentemente de qual das três opções é, vale a pena perguntar por que o presidente dos Estados Unidos está dizendo exatamente o que os sauditas gostariam que ele dissesse - em um momento em que eles deveriam estar na defensiva sobre o possível assassinato de um jornalista de um jornal americano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]