• Carregando...
cartéis no México
Membros da família LeBarón olham para o carro queimado onde alguns dos nove familiares foram mortos em emboscada em Sonora, México, 5 de novembro de 2019| Foto: Herika MARTINEZ / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (26) que os cartéis de drogas mexicanos "serão designados como Organizações Terroristas Estrangeiras". Em entrevista na rádio, o presidente observou que já havia sugerido o envio de militares dos EUA para ajudar o México a combater o crime organizado, mas que isso havia sido recusado pelo presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador.

Segundo Trump, o governo americano está trabalhando há 90 dias na classificação dos cartéis mexicanos como terroristas. "Você precisa passar por um processo, e nós estamos indo bem nesse processo", disse ele.

O que isso significa?

Segundo a lei dos EUA, um grupo ou indivíduo estrangeiro violento que ameaça a segurança americana pode ser designado como terrorista por natureza e estar sujeito a sanções especiais. Qualquer instituição que lide com um terrorista designado - como um banco ou funcionário do governo - está sujeita a um exame minucioso e a possíveis punições.

Os membros do grupo considerado terrorista também são proibidos de entrar nos EUA e, se já estiverem no país, serão deportados.

Segundo especialistas ouvidos pela BBC, a classificação também poderia ter um impacto no fluxo de armas que saem dos EUA e vão parar nas mãos de traficantes. Um estudo do governo americano identificou que mais de 150 mil armas que estavam com criminosos mexicanos tinham origem nos Estados Unidos.

Mas a adoção desta medida terá efeitos colaterais na relação comercial entre Estados Unidos e México. Arturo Sarukhan, ex-embaixador mexicano em Washington, disse que o governo dos EUA pode chegar a limitar a cooperação com um país que abriga grupos terroristas designados, reduzindo as importações ou recusando-se a votar a favor da concessão de empréstimos de organizações multilaterais para esse país.

Os ex-presidentes George W. Bush e Barack Obama consideraram designar traficantes ou cartéis mexicanos como terroristas, disse Sarukhan em entrevista por telefone. Mas "quando perceberam as implicações econômicas e comerciais que teriam nos laços EUA-México, recuaram".

Uma designação terrorista também pode atrapalhar a cooperação bilateral no combate ao crime organizado acumulado ao longo dos anos, disse Sarukhan.

A notícia certamente ressuscitará as preocupações dos mexicanos sobre o possível envolvimento militar dos EUA no combate ao tráfico de drogas em seu solo - um assunto altamente sensível.

O que disse o México?

O México parecia ter sido pego de surpresa pelo anúncio de Trump.

Nesta terça-feira, logo após o anúncio do presidente americano, o ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, tuitou que seu país "nunca aceitará nenhuma ação que viole nossa soberania nacional". "Vamos agir com firmeza. Enviei nossa posição aos EUA e nossa resolução sobre o combate ao crime organizado transnacional".

O ministério disse que Ebrard entraria em contato com o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, para marcar uma reunião urgente para discutir "esse tema de alta relevância para a agenda bilateral".

Um dia antes Ebrard havia dito que o México "nunca aceitaria" que os cartéis mexicanos fossem designados como terroristas pelo governo dos EUA, porque "isso invoca uma disposição de agir de maneira direta". López Obrador também disse a jornalistas na segunda-feira que não aceitaria intervenção estrangeira na luta contra os cartéis. "Nossos problemas serão resolvidos pelos mexicanos. Não queremos nenhuma interferência de nenhum país estrangeiro", afirmou.

Violência no México

A taxa de homicídios no México está a caminho de atingir níveis recordes este ano, com grupos do crime organizado lutando por rotas de tráfico, extorsão, roubo de gasolina e outras atividades em muitas partes do país. A violência recebeu nova atenção no início deste mês, quando supostos membros de um cartel mataram sete cidadãos norte-americanos da família LeBaron, que morava no estado de Sonora, no norte do México.

López Obrador, esquerdista que assumiu o cargo há um ano, manteve um relacionamento geralmente cordial com Trump, apesar das frequentes críticas do líder dos EUA ao México. Em junho, o líder mexicano concordou em reprimir migrantes da América Central vinculados aos EUA depois que Trump ameaçou tarifas rígidas.

Mas López Obrador está sendo criticado por ter feito pouco para conter a violência desde que assumiu o poder, em dezembro do ano passado. Durante a campanha, ele lançou a estratégia chamada "abraços, não balaços". Mas, depois que assumiu, o máximo que fez foi criar uma nova corporação, a Guarda Nacional, que manteve o caráter militar do combate às drogas - tática que corroeu a popularidade de governos anteriores.

A Guarda Nacional criada por López Obrador tem 70 mil soldados, mas não conseguiu deter a violência generalizada do crime organizado. Críticos dizem que ela não tem sido usada estrategicamente para conter a violência e, em vez disso, foi espalhada por todo o país, conduzindo uma variedade de tarefas, incluindo a detenção de migrantes não autorizados que se dirigem para a fronteira com os EUA.

Alejandro Hope, analista de segurança, observou que em 14 de outubro a Guarda Nacional tinha 3.799 forças na Cidade do México. Em comparação, possuía apenas 4.126 forças nos estados de Sinaloa e Chihuahua, que representam 21% do território nacional. Os assassinatos da família LeBaron ocorreram perto da fronteira dos dois estados.

"Se essa força serve a algum propósito, deveria ser para o controle territorial, para garantir a presença do Estado onde é quase impossível adicionar policiais, patrulhar ruas locais e áreas sem vigilância, combater pistoleiros e ladrões em áreas remotas do país", ele escreveu no jornal El Universal.

Conteúdo editado por:Isabella Mayer de Moura
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]