• Carregando...
trump máscara
Presidente dos EUA, Donald Trump, usa uma máscara ao visitar o Centro Médico Militar Nacional Walter Reed, em Bethesda, Maryland.| Foto: ALEX EDELMAN/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu o uso de máscara como medida preventiva contra a propagação do novo coronavírus no seu retorno às coletivas de imprensa sobre a pandemia de Covid-19 no país, nesta terça-feira (21). Ele também admitiu que a pandemia vai piorar antes de melhorar.

Até o início de julho o republicano rejeitava o uso de máscaras, mas esse posicionamento mudou nas últimas semanas, depois que os casos da doença voltaram a aumentar nos EUA. Nesta segunda-feira, Trump postou uma foto em seu Twitter em que aparece usando o acessório, acompanhada da seguinte frase: "Estamos unidos em nosso esforço para derrotar o vírus invisível da China, e muitas pessoas dizem que é patriótico usar uma máscara quando você não pode se distanciar socialmente. Não há ninguém mais patriótico do que eu, seu presidente favorito!".

Na coletiva desta terça-feira, ele fez um apelo para que os americanos usem a proteção facial. "Quer você goste da máscara ou não, elas têm um impacto. Elas terão um efeito".

Dias antes, Robert Redfield, diretor do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), havia alertado que se todos os americanos usarem o acessório em público, a pandemia poderia ser controlada dentro de quatro a seis semanas.

Os Estados Unidos estão perto de chegar aos 4 milhões de casos confirmados de Covid-19. As mortes registradas diariamente também estão aumentando, embora o número esteja longe do que foi visto em abril. Nesta terça-feira, mil americanos morreram por causa da doença, uma cifra que não era vista no país desde maio.

"Vai piorar antes de melhorar", admitiu Trump. "É algo que não gosto de dizer, mas é isso".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]