• Carregando...
Presidente Donald Trump anuncia retirada do acordo nuclear iraniano | SAUL LOEB/AFP
Presidente Donald Trump anuncia retirada do acordo nuclear iraniano| Foto: SAUL LOEB/AFP

Trump disse, ao anunciar que os Estados Unidos não se envolverão mais em “tratados vazios”. O presidente americano reinstaurou as sanções aplicadas ao Irã antes de 2015 e pretende ampliá-las. “Nós adotaremos o maior nível de sanções econômicas”, disse ele. “Qualquer país que ajudar o Irã em sua busca por armas nucleares receberá pesadas sanções dos Estados Unidos.” 

Segundo o presidente americano, a saída do tratado fará com que os Estados Unidos fiquem muito mais seguros. Contudo, sua decisão foi lamentada pelo presidente da França, Emmanuel Macron. Ele afirmou que França, Alemanha e Reino Unido lamentam a decisão americana de sair do acordo nuclear iraniano. 

Um dos reflexos, nas últimas semanas, da possibilidade de os Estados Unidos saírem do acordo, foi o aumento nos preços do petróleo. 

A retomada das sanções, segundo o relatório do banco Barclays ameaça a possibilidade do Irã atrair investimentos estrangeiros, mantendo a economia praticamente estagnada até 2025. O comércio do Irã com a União Europeia (UE) mais do que triplicou desde a assinatura do acordo nuclear. 

Segundo o “Washington Post”, o embaixador russo na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mikhail Ulyanov, o acordo com o Irã não terminará imediatamente como resultado da ação de Trump. “Nós teremos um certo período de tempo para esforços diplomáticos”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]