• Carregando...
O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a criticar a maneira como a China lidou com a pandemia
O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a criticar a maneira como a China lidou com a pandemia| Foto: Doug Mills-Pool/ Getty Images/ AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a culpar a China pela pandemia de Covid-19, dizendo que foi a "incompetência" do país que causou esse "massacre global", em sua conta oficial no Twitter, na manhã desta quarta-feira, 20.

"Algum maluco na China acabou de divulgar um comunicado culpando todo mundo, menos a China, pelo vírus que agora matou centenas de milhares de pessoas", disse o líder da Casa Branca pelo Twitter. "Alguém avise a esse tolo que foi a incompetência da China, e nada além disso, que causou esse massacre global!".

O republicano e membros de seu governo vêm elevando o tom contra o país asiático quando o assunto é o novo coronavírus, e analistas já temem que as tensões transbordem para a seara comercial, apesar do acordo tarifário assinado entre as partes no início do ano.

Na terça-feira, 19, o assessor de Comércio da Casa Branca, Peter Navarro, afirmou em entrevista à rede CNN que a China "basicamente desencadeou a pandemia pelo mundo".

Pompeo ameaça medidas contra a China

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, também voltou a fazer críticas à China nesta quarta-feira, ameaçando adotar medidas contra o país por seu comportamento na pandemia de coronavírus.

"Responderemos de modo apropriado aos riscos que o Partido Comunista da China representa", disse Pompeo a repórteres em Washington, na sede do Departamento de Estado.

Segundo ele, não houve mudanças no comportamento do comando do regime chinês, apesar das críticas americanas recentes.

Pompeo disse, porém, que não iria adiantar agora como os EUA responderão ao comportamento da China, mas insistiu que os americanos querem ver uma mudança de postura.

Em sua fala, Pompeo qualificou a China como um "regime autoritário".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]