O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump (2017-2021) se apresentou nesta quinta-feira (24) na prisão do condado de Fulton, em Atlanta. No local, Trump foi autuado, teve suas informações recolhidas, teve sua foto tirada (as chamadas mug shots) e foi liberado após pagamento de fiança.
Cercado por apoiadores, Trump chegou à prisão de Fulton no início da noite desta quinta-feira. Na segunda-feira (21), o ex-presidente já havia concordado em pagar uma fiança de US$ 200 mil e aceitar outras condições para permanecer em liberdade, como a restrição de não utilizar as redes sociais para mandar mensagens a co-réus e testemunhas envolvidas no caso.
Na prisão, Trump foi oficialmente fichado pelas autoridades de Fulton pela acusação de envolvimento na suposta tentativa de reverter os resultados das eleições presidenciais de 2020 no estado da Geórgia.
O ex-presidente ficou no local por cerca de 20 minutos. Neste novo processo, Trump responde a 13 acusações, que incluem conspiração para cometer falsificação em primeiro grau; conspiração para declarações e escritos falsos; e conspiração para apresentação de documentos falsos.
Esta é a quarta acusação criminal contra o ex-presidente este ano. Trump é um dos 19 réus no processo, todos acusados de supostamente participar de ações que visavam questionar a integridade das eleições na Geórgia e alterar seus resultados.
Entre os co-réus, estão o ex-chefe de gabinete da Casa Branca Mark Meadows e ex-advogados de Trump, incluindo Rudy Giuliani, Sidney Powell, Jenna Ellis, Kenneth Chesebro, Jeff Clark e John Eastman.
Segundo a CNN, em declarações à imprensa após deixar o local, Trump alegou inocência.
"Eu não fiz nada errado", argumentou. "Temos o direito de questionar uma eleição que achamos que foi desonesta."
Governo e Congresso fazem acordo no STF para retomar pagamento de emendas parlamentares
Plano do governo Lula para segurança tem 5 medidas que podem aumentar a criminalidade
Barroso ameaça banir as redes sociais no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Justiça Eleitoral de São Paulo nega pedido de cassação de candidatura de Boulos
Deixe sua opinião