• Carregando...
Ditador norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente dos EUA, Donald Trump, assinaram documento em que se comprometem com a paz | SAUL LOEB
AFP
Ditador norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente dos EUA, Donald Trump, assinaram documento em que se comprometem com a paz| Foto: SAUL LOEB AFP

Depois de mais de quatro horas de reunião em um resort de luxo na ilha de Sentosa, em Cingapura, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, sentaram em um mesa, um ao lado do outro, para assinar um documento “muito abrangente”, segundo Trump, e que vai definir o caminho para as negociações entre os dois países.

Leia também: Kim e Trump se reúnem em encontro histórico

“Hoje nós tivemos um encontro histórico e resolvemos deixar o passado para trás”, disse Kim antes de assinar o documento. “O mundo verá uma grande mudança”, completou.

Trump disse, que "desenvolveu um vínculo muito especial" com o ditador norte-coreano durante o histórico encontro entre os dois líderes mundiais nesta terça-feira (12), em Cingapura, revertendo, assim, décadas de política americana contra o regime de Pyongyang.

“Passamos muito tempo juntos hoje, foi muito intenso, e eu gostaria de dizer que foi melhor para ambos do que qualquer um poderia ter esperado”, disse Trump

O que diz o documento

O documento não foi divulgado oficialmente, mas Trump permitiu que fossem feitas fotografias.

No papel, eles disseram que vão construir “um regime de paz duradoura e robusta na Península da Coreia”. Trump se comprometeu em fornecer garantias de segurança à Coreia do Norte e Kim reafirmou seu compromisso em fazer a completa desnuclearização da península.

Além disso, os dois países se comprometeram a recuperar restos mortais de prisioneiros de guerra e fazer o repatriamento imediato daqueles que já foram identificados. Reforçaram também a declaração de Panmunjom, assinada entre Kim e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, em abril. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]