• Carregando...
Kim Jong Un e Donald Trump se encontram em Cingapura, em 12 de junho de 2018 |  SAUL LOEB / AFP
Kim Jong Un e Donald Trump se encontram em Cingapura, em 12 de junho de 2018| Foto:  SAUL LOEB / AFP

A Casa Branca anunciou nesta sexta-feira (18) que uma segunda cúpula entre o presidente americano Donald Trump e o ditador da Coreia do Norte acontecerá em fevereiro. 

O anúncio foi feito após uma reunião de 90 minutos entre Trump e Kim Yong Chol, um alto funcionário norte-coreano na Casa Branca nesta sexta-feira (18). 

Trump deu boas-vindas a Kim Yong Chol, um ex-chefe de espionagem, que teria entregado uma carta pessoal do líder autoritário da Coreia do Norte. Chol, que atuou como principal negociador de Pyongyang em negociações anti-nucleares, também visitou Trump no Salão Oval em junho para selar os planos para a primeira cúpula no final daquele mês em Cingapura

“Eles discutiram a desnuclearização e uma segunda cúpula, que deve acontecer no final de fevereiro”, afirmou a secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders. “O presidente aguarda com expectativa a reunião com o líder Kim em um lugar a ser anunciado em uma data posterior”, acrescentou Sanders. 

A reunião de sexta-feira aconteceu pouco depois de Kim Yong Chol ter conversado com o secretário de Estado Mike Pompeo em um hotel de Washington, com o objetivo de impulsionar as negociações anti-nucleares que estão paradas há meses devido à exigência dos EUA de que a Coreia do Norte forneça um inventário detalhado dos seus programas nucleares e de mísseis. 

Leia também: O aniversário do norte-coreano Kim Jong-un na China (coluna de Filipe Figueiredo de 10 de janeiro)

Pyongyang insistiu que os Estados Unidos removam as sanções econômicas contra a Coreia do Norte e ofereçam uma garantia de segurança ao isolado regime antes de novas concessões. 

Com pouco progresso no lado técnico das negociações entre diplomatas de baixa patente, o destino das negociações pode depender de Trump mudar a atual trajetória das negociações em interações com altos funcionários norte-coreanos. 

Autoridades norte-americanas querem que a Coreia do Norte comece a tratar seriamente o enviado americano para as negociações, Steve Biegun. O país repetidamente rejeitou as reuniões entre ele e o vice-ministro das Relações Exteriores, Choi Sun Hee. Se as negociações forem bem na sexta-feira, espera-se que Biegun se encontre com o seu colega para acompanhar as negociações em Estocolmo no final de semana.

Expectativas

Trump tem sido otimista sobre uma segunda rodada de negociações face a face com Kim, divulgando cartas pessoais do líder norte-coreano como progresso, apesar da falta de medidas mensuráveis em direção ao desarmamento. 

“Temos um diálogo muito bom com a Coreia do Norte”, disse Trump em 6 de janeiro. “Não vou mais longe do que isso. Só vou dizer que é muito especial. E se fosse outra pessoa, e não eu, estaríamos em guerra agora”. 

O local mais provável para a cúpula é Danang, no Vietnã, de acordo com pessoas que acompanham as negociações. 

Em Seul, há um forte sentimento de que o lado dos EUA chegará à mesa oferecendo uma abordagem mais flexível do que antes e que Washington está se abrindo à ideia de que ambos os lados precisam oferecer concessões em um processo gradual, caso contrário, o objetivo simplesmente não vai ser alcançado. 

A ministra das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Kang Kyung-wha, disse em entrevista coletiva nesta quarta-feira que a abordagem de seu governo é garantir um “acordo abrangente para a desnuclearização completa” do Norte e uma “implementação gradual”. Ela disse que Washington "também compartilha consideravelmente" essa abordagem. 

Leia também: Kim Jong-un inspeciona teste de 'arma tática de alta tecnologia'

Kim Jong Un disse em um discurso no Ano Novo que a Coreia do Norte pode ser forçada a seguir um novo caminho se os Estados Unidos mantiverem sanções e exigirem ações unilaterais de Pyongyang. Mas Kim também disse que a melhora nas relações pode acelerar se os Estados Unidos tomarem "ações correspondentes". 

Kim também disse ao presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, no ano passado que ele estava preparado para fechar permanentemente o local de processamento nuclear de Yongbyon, se os Estados Unidos tomarem "medidas correspondentes". 

A questão é o que os Estados Unidos estão dispostos a oferecer. 

"Entre a Coréia do Sul e os Estados Unidos, estamos consultando de perto que tipos de medidas de desnuclearização devem ser seguidas e o que os Estados Unidos e a comunidade internacional podem fazer como medidas correspondentes", disse Kang. 

Medidas correspondentes poderiam incluir uma declaração para acabar com a Guerra da Coreia de 1950-53, ajuda humanitária ou um "canal permanente de diálogo do Norte com os EUA", disse Kang. (Uma sugestão é que os dois países abram escritórios de representação nas capitais). 

Leia também: Coreia do Norte está desrespeitando acordo com EUA com bases secretas de operação de mísseis?

"Houve várias discussões sobre medidas correspondentes, mas, em última análise, é algo que os Estados Unidos têm que fornecer, e a Coreia do Norte tem que aceitar isso", acrescentou. 

Obviamente Kim exigiu alívio de sanções. Uma abordagem poderia ser suspender ou reverter parcialmente algumas das sanções que foram impostas pelo UNSC em 2017, em troca de medidas da Coreia do Norte para a desnuclearização. Outra seria conceder isenções para projetos específicos: o governo de Moon espera construir ligações rodoviárias e ferroviárias entre as duas Coreias, e também quer que o trabalho seja retomado em uma zona econômica conjunta fechada em Kaesong e um projeto turístico conjunto no Monte Kumgang no Norte . 

Em termos do que a Coreia do Norte está preparada para oferecer: Kim deixou claro que não quer fornecer uma lista de locais de programas nucleares e de mísseis, porque acha que isso equivale a fornecer uma lista de alvos. Algumas pessoas acham que isso é inaceitável e que os EUA e a Coreia do Sul devem manter esta demanda. Outros estão tentando encontrar maneiras de contornar isso. 

Primeiro, a maioria das pessoas diz que é importante fazer com que a Coreia do Norte se comprometa com uma definição do que significa a "completa desnuclearização da Península Coreana" e concorde com um roteiro detalhado de como chegar lá. 

Leia também: O que significa a visita do presidente de Cuba à Rússia e à Coreia do Norte (coluna de Filipe Figueiredo de 5 de novembro de 2018)

Um roteiro poderia, por exemplo, significar começar desmantelando instalações que permitam à Coreia do Norte expandir seu estoque de material físsil e armas nucleares no futuro (como Yongbyon e locais de teste), antes de etapas posteriores pelas quais existam estoques de material físsil e, finalmente, as armas são desmanteladas em datas posteriores, em troca de concessões faseadas. 

O parlamentar sul-coreano Lee Soo-Hyuck, que liderou as negociações da Coreia do Norte com o Norte há uma década e meia, disse que se encontrou com Stephen Biegun em dezembro passado e propôs um roteiro. Ele diz que Biegun disse a ele que o roteiro proposto pelos EUA é "quase o mesmo". 

Mas há uma preocupação real também de que Moon e Trump não tenham pedido a Kim para expor exatamente o que ele quer dizer por desnuclearização e se ele está exigindo que os Estados Unidos retirem suas forças da Coreia do Sul e submarinos nucleares e bombardeiros da região. Se assim for, eles estão esquivando-se de uma questão-chave que leva ao ponto crucial para saber se um acordo é minimamente possível, dizem especialistas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]