• Carregando...
 | Sara D. Davis/AFP
| Foto: Sara D. Davis/AFP

Uma pesquisa realizada na Universidade de Oxford, na Inglaterra, explorou os traços psicopáticos dos principais candidatos à presidência dos Estados Unidos para compará-los à personalidade de figuras históricas e, assim, equiparar o ‘nível de loucura’ entre um e outro. O resultado foi, no mínimo curioso: enquanto, na escala, Hillary Clinton aparece em um patamar semelhante ao alcançado por Napoleão Bonaparte e Nero, o polêmico Donald Trump ficou par a par com o violento ditador ugandês Idi Amin Dada e com Adolf Hitler. As informações foram divulgadas pela própria universidade.

Para primeiro debate, Hillary ensaia e Trump ameaça levar ex-amante de Clinton

Leia a matéria completa

O estudo foi encabeçado pelo professor Kevin Dutton, psicólogo britânico especialista em análises comportamentais e de psicopatia. Para chegar às conclusões, o cientista usou uma ferramenta psicométrica que leva em conta o “inventário” de personalidade psicopática de cada um dos personagens históricos usados na comparação.

Ocorre que, segundo a universidade, Dutton passou boa parte da vida explorando possíveis traços psicopáticos, identificando-os e classificando-os em escalas distintas. Para coletar dados e traçar os perfis, ao longo dos últimos anos, o psicólogo entrou em contato com os biógrafos oficiais de muitos líderes históricos e pediu-lhes para preencher uma versão abreviada do inventário.

Com a tabela classificativa em mãos, o professor iniciou o trabalho ao lado de um correspondente político anônimo que o ajudou a traçar os perfis de Hillary, Trump e também do democrata Bernie Senders e do republicano Ted Cruz (estes últimos disputaram a indicação durante a campanha de pré-candidatura nos EUA).

“O PPI-R [nome da tabela que permite a comparação] não diz se alguém é ou não é um psicopata”, ressalta Dutton. “Nós pontuamos cada um deles de acordo com oito características que contribuem para um caráter mais psicopático. Algumas dessas características, tais como destemor ou imunidade à estresse, podem ser positivas. Outros, como a externalização da culpa ou estar despreocupado com o futuro, são tendem mais a um caráter negativo”, ponderou o professor.

Na pesquisa, os resultados apontaram claramente Donald Trump com maior pontuação do que seus rivais, conseguindo alcançar um patamar em par com Hitler e Idi Amin. Especificamente, Trump superou os outros candidatos em ‘dominância sem medo’, a área associada com presidências de sucesso, e em ‘impulsividade egocêntrica’, que, na contramão, indica traços negativos do candidato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]