i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
EUA

Eventual reeleição de Trump deve consolidar maioria conservadora na Suprema Corte

  • PorEstadão Conteúdo
  • 28/06/2020 09:48
Se reeleito, Donald Trump terá a chance de ampliar a maioria no tribunal e reverter precedentes históricos, como a legalização do aborto
Se reeleito, Donald Trump terá a chance de ampliar a maioria no tribunal e reverter precedentes históricos, como a legalização do aborto| Foto: Nicholas Kamm / AFP

A eventual reeleição de Donald Trump deve consolidar o domínio conservador da Suprema Corte dos EUA por mais uma geração, mesmo que os republicanos percam a Casa Branca no futuro. Como os dois magistrados mais velhos foram indicados por democratas, o presidente tem a chance de ampliar a maioria no tribunal e reverter precedentes históricos, como a legalização do aborto.

A Suprema Corte define direitos ao interpretar a Constituição americana - considerada por especialistas como a mais duradoura Carta escrita ainda em vigência graças a definições vagas que podem ser analisadas pelos juízes conforme o contexto se altera com o tempo. A britânica, com base no direito consuetudinário, é ainda mais antiga.

Questões como aborto, porte de arma, liberdade de expressão, imigração e igualdade passam pelo tribunal. Em 2000, a Suprema Corte decidiu quem seria o presidente dos EUA, ao atender pedido do então candidato republicano George W. Bush para desconsiderar a recontagem manual de votos em condados da Flórida, feita a pedido da campanha do democrata Al Gore. A maioria dos magistrados, na ocasião, havia sido indicada por republicanos.

"Não é uma surpresa que a indicação para a Suprema Corte desperte paixões, debate e esforços multimilionários. Poucas pessoas na nossa sociedade têm tanto poder para definir como vivemos", escreveu o advogado Michael Trachtman, em livro sobre as decisões mais importantes do tribunal.

Composição da Suprema Corte é tema eleitoral

Tanto Trump como seu rival, Joe Biden, fizeram da nova composição da Corte um tema eleitoral. O democrata prometeu indicar a primeira mulher negra, enquanto Trump tem afirmado que a agenda conservadora estará em risco se Biden vencer.

Em 2016, Trump usou a perspectiva de influenciar a Suprema Corte como argumento político na campanha. Na época, ele anunciou uma lista de possíveis indicados que poderiam garantir a visão conservadora e prometeu reverter o caso conhecido como Roe vs Wade, que reconhece o direito à interrupção voluntária da gravidez, se conseguisse nomear dois ou três juízes. Até agora, ele emplacou dois nomes.

Depois de duas derrotas na Suprema Corte, na semana passada, Trump decidiu repetir a estratégia e trazer o tema novamente para a campanha. No dia 15, o tribunal estendeu a gays e transgêneros os direitos que protegem todos os americanos contra a discriminação no ambiente de trabalho. No dia 18, os juízes impuseram outro revés ao presidente ao derrubar a ideia de acabar com o programa que protege de deportação filhos de imigrantes em situação ilegal nos EUA.

Juízes progressistas estão próximos da aposentadoria

Antes considerada uma preocupação exclusiva de conservadores, a composição da Suprema Corte passou a entrar no radar dos democratas. Atualmente, o tribunal tem cinco juízes conservadores e quatro progressistas - embora o juiz John Roberts, indicado por George W. Bush, nem sempre obedeça à lógica partidária. Se conseguir indicar mais um ou dois nomes, Trump faz a frágil maioria conservadora passar a ter a possibilidade de uma vitória segura.

Os dois nomes que podem se aposentar nos próximos anos são progressistas. Ruth Bader Ginsburg completa 88 anos em março e precisará se aposentar em algum momento no próximo mandato em razão de idade e saúde - ela enfrentou um câncer no início do ano.

A possível substituição de Ginsburg por um conservador terá um simbolismo forte para os progressistas americanos. RBG, como é chamada, foi a segunda mulher a ocupar uma das nove cadeiras do mais alto tribunal americano e é um ícone da luta pela igualdade de gênero. Sua história foi tema do filme Suprema, de 2018, em que ela foi interpretada pela atriz britânica Felicity Jones. Seu rosto costuma estampar camisetas com bordões feministas. A segunda possível cadeira a ficar vaga é a ocupada pelo juiz Stephen Breyer, que completará 82 anos.

Já os juízes conservadores são jovens para os padrões de aposentadoria da Suprema Corte, devendo permanecer por pelo menos uma década no tribunal. O mais velho tem 72 anos. O mais jovem, 52.

"Há, certamente, uma boa chance de que a cadeira de Ginsburg fique vaga, mesmo se Trump for reeleito. Se Biden vencer, ela pode ficar tentada a continuar, mas acho que sentiria a pressão para se aposentar se os democratas controlarem o Senado", afirma o professor de direito da Universidade de Michigan, Richard Friedman. Segundo ele, é plausível pensar em uma segunda vaga até 2025.

Juiz indicado por Trump votou ao lado dos progressistas

Em 2016, senadores republicanos bloquearam por dez meses a confirmação do nome indicado por Barack Obama, abrindo caminho para que Trump escolhesse o primeiro juiz - a justificativa usada foi a de que era ano eleitoral e a indicação deveria ser feita pelo próximo presidente.

A cadeira foi preenchida por Neil Gorsuch que, durante a sabatina, disse que não há "juízes democratas ou republicanos, mas apenas juízes". Trump vê as coisas de maneira diferente e já disse que o tribunal precisa "de mais magistrados republicanos".

"Devemos dominar sempre a Suprema Corte", afirma o presidente.

Parte dos que argumentam que a indicação não determina o voto citam como o exemplo o fato de Gorsuch, nomeado por Trump, ter sido favorável a estender aos gays a proteção contra discriminação no trabalho. As análises do padrão de votos, no entanto, consideram a frequência de alinhamento ao longo dos anos e têm apontado para uma composição conservadora.

16 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 16 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Maquiavel

    ± 7 horas

    Trump 2020

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • D

      Destemido

      ± 9 horas

      Make America great again....phhoda-se o politicamente correto, a esquerda caviar, os blequi ******, blacks better live e os anões do orçamento!!!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • H

        Haroldo Porto

        ± 10 horas

        Go Trump

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          Paulo Afonso Pasquotto de Lima

          ± 12 horas

          Pé na bunda da esquerda. Trump lá e Bolsonaro aqui.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            Fabrício

            ± 12 horas

            Quando garantir que gays e transgeneros não possam ser demitidos apenas por serem quem são é visto como uma "derrota" por republicanos reacionários já dá pra ter uma ideia do tipo de gente que se está apoiando ao votar em políticos como Trump e Bolsonaro. Isso não é ignorância, isso é maldade, mau- caratismo. Eles preferem sacrificar 5-10% da população em nome de uma utopia cultural conservadora. Dane-se os sentimentos e sonhos dessas pessoas e viva o "bem maior". Reacionários não lidam com pessoas e sentimentos, mas apenas com números. Empatia, para eles, é palavrão. Antes eu achava que eles não sabiam o mal que causam, hoje eu sei que ligaram o "****-se" e querem mesmo é excluir.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              MAURO USA

              ± 14 horas

              Trump 2020 !!!! Chega de esquerda no mundo !

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                José Airton Gernano da Silva

                ± 18 horas

                Isso não vai acontecer. Um raio não atinge duas vezes o mesmo hospital. #democraciacomresponsabilidadesocial.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • M

                  Maquiavel

                  ± 7 horas

                  Ué, o lularapio não foi eleito duas vezes?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • M

                Mauricio Conde

                ± 18 horas

                É para aprender com os americanos. Enquanto aqui, se observam pessoas querendo intervenção e fechamento do Supremo, os americanos ensinam o simples: ganhem eleições seguidas. A maioria do nosso STF é de esquerda. Mas por quanto tempo a esquerda ficou no poder e qtas eleições seguidas venceu? A nossa direita precisa parar de histeria e vencer eleições seguidas para formar maioria conservadora em nossa Suprema Corte. É demorado? Sim. Mas a democracia é sempre o melhor caminho.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • F

                  Fabrício

                  ± 13 horas

                  Perfeito, Mauricio!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • Z

                  Zyss

                  ± 16 horas

                  Não é maioria do STF é 100% do STF é esquerdista...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • A

                APJr

                ± 19 horas

                Para a felicidades dos povos e alegria geral das nações parece, parece, que o tal "progressismo" vai perdendo força no mundo. Mais uns poucos aninhos na berlinda e certamente acabariam com a civilização ...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • L

                  Lucas Vieira Lima

                  ± 19 horas

                  Não teve uma nota da Gazeta sobre a vinda histórica do presidente ao Ceará para a chegada das águas do São Francisco ao estado. Nos informem, por favor.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  2 Respostas
                  • C

                    Cidadão Brasileiro

                    ± 14 horas

                    Fanáticos... a obra estava 95% pronta qdo Bolsonaro assumiu.... tolice voluntária é brabo!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • M

                    MAURO USA

                    ± 14 horas

                    Concordo !!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                Fim dos comentários.