• Carregando...
Ex-presidente americano indicou durante seu mandato três juízes que votaram a favor da derrubada da decisão de 1973 da Suprema Corte sobre o aborto
Ex-presidente americano indicou durante seu mandato três juízes que votaram a favor da derrubada da decisão de 1973 da Suprema Corte sobre o aborto| Foto: EFE/EPA/RICHARD ELLIS

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (24), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou a decisão da Suprema Corte do país de anular o entendimento do caso Roe vs. Wade, de 1973, e devolver aos estados americanos a liberdade de legislar sobre o aborto.

“A decisão de hoje (...), juntamente com outras decisões que foram anunciadas recentemente, só foi possível porque fiz tudo como prometido, incluindo nomear e obter três constitucionalistas altamente respeitados e fortes [depois] confirmados para a Suprema Corte dos Estados Unidos”, afirmou Trump no comunicado, reproduzido pela CNN. “Foi uma grande honra fazer isso!”

Durante seu governo (2017-2021), Trump nomeou para o tribunal os juízes Brett Kavanaugh, Neil Gorsuch e Amy Coney Barrett para a Suprema Corte, que votaram pela derrubada de Roe vs. Wade.

A jurisprudência federal de 1973 impedia os estados americanos de proibir o aborto antes da chamada viabilidade – período mínimo de gestação para um feto conseguir sobreviver fora do útero, hoje estimado em cerca de 24 semanas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]