• Carregando...
Presidente Donald Trump falando durante um envento na Trump Tower | Drew Angerer/AFP
Presidente Donald Trump falando durante um envento na Trump Tower| Foto: Drew Angerer/AFP

O presidente dos EUA, Donald Trump, elogiou hoje a recente "decisão" da Coreia do Norte de não atacar Guam, território administrado por Washington, como "muito sábia e de bom senso".  

Leia mais: 6 fatos que você precisa saber sobre a ameaça nuclear da Coreia do Norte

"O contrário teria sido catastrófico e inaceitável!", comentou Trump em sua conta no Twitter.  

Na segunda-feira, a mídia estatal de Pyongyang divulgou que o presidente norte-coreano, Kim Jong-un, irá primeiro observar o comportamento dos EUA antes de ordenar um possível teste com mísseis em águas próximas de Guam.  

Leia mais: Por que a Coreia do Norte ameaçou Guam, uma ilha perdida no Pacífico?

A iniciativa foi vista como um recuo, uma vez que a Coreia do Norte havia ameaçado atacar Guam - onde os EUA têm uma base militar - na semana passada.

EUA acreditam que Coreia do Norte produz seus próprios motores de foguetes 

‘Pisem no freio’

A China pediu aos Estados Unidos e à Coreia do Norte que "pisem nos freios" em relação a palavras e ações de ameaça e que trabalhem para uma resolução pacífica entre as duas partes.  

O ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, afirmou, em uma conversa telefônica nesta terça-feira com o ministro russo de Relações Exteriores, Sergey Lavrov, que Washington e Pyongyang não deveriam permitir que ninguém "desperte um incidente na porta deles".  

A China e a Rússia pediram que os EUA suspendam exercícios militares em grande escala e que a Coreia do Norte suspenda seus testes nucleares e de mísseis, como um primeiro passo para as negociações diretas.  

Wang Yi comentou com Lavrov que as tensões poderiam aumentar de novo caso os EUA e a Coreia do Sul realizassem grandes exercícios militares em 21 de agosto. Ele disse que uma resolução da disputa por meio da força militar era "completamente inaceitável".

Motores contrabandeados?

Os Estados Unidos acreditam que a Coreia do Norte produz seus próprio motores de foguete, em vez de confiar em importações estrangeiras, afirmou uma autoridade do setor de inteligência americana nesta terça-feira. A declaração é dada enquanto alguns especialistas questionam se o regime de Kim Jong Un obteve motores de foguete desenhados ainda pela União Soviética no mercado paralelo na Ucrânia ou na Rússia.  

Um relatório do Instituto Internacional para Estudos Estratégicos, divulgado na segunda-feira, diz que os motores usados pela Coreia do Norte em testes recentes se parecem aos dos soviéticos e especula se Pyongyang teria comprado modelos no mercado paralelo.

Já a fonte de inteligência dos que diz que as informações disponíveis sugerem que a Coreia do Norte não confia na importação desses motores, mas tem a capacidade de produzi-los.  

A fonte no setor de inteligência não quis dar mais detalhes, mas funcionários lembram que os EUA monitoram o programa norte-coreano de mísseis há tempos.

As informações são da Dow Jones NewswiresAssociated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]