• Carregando...
portland
Agentes federais usam gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes em frente a um tribunal federal em Portland.| Foto: Mason Trinca/Getty Images/AFP

O presidente dos EUA, Donald Trump, está planejando enviar forças de segurança federais para cidades governadas por democratas. A medida seria um reflexo do que vem acontecendo em Portland, no Oregon, cidade que se tornou o epicentro das manifestações antirracistas n país. Apesar de ter o pretexto de conter a violência, há quem denuncie a intervenção como manobra eleitoral para o republicano melhorar suas chances de reeleição.

No último fim de semana, um vídeo que mostra um manifestante sendo levado por agentes federais em um carro sem identificação foi amplamente compartilhado nas redes sociais. Uma promotora do Oregon abriu um processo contra o Governo Federal, alegando que os agentes estavam pegando as pessoas nas ruas "sem dar explicação, sem mandado e sem fornecer nenhuma maneira de determinar quem estava comandando a ação". "Essas táticas devem parar", comentou a promotora Ellen Rosemblum.

O Departamento de Segurança Interna do país (DHS, na sigla em inglês) garante que age dentro da lei. O secretário do órgão, Chad Wolf, diz que as tropas foram destacadas para proteger prédios federais - embora elas também tenham autoridade para conduzir investigações de crimes cometidos contra uma propriedade federal em todas as cidades.

Já o prefeito de Portland, Ted Wheeler, alega que a ação dos agentes federais agravou os protestos na cidade e pediu a retirada das tropas. Na segunda-feira (20), as manifestações romperam a madrugada e continuaram até as primeiras horas da manhã. Os protestos são frequentes desde a morte de George Floyd, em maio. Eles se concentram nos arredores da sede do Tribunal de Justiça, na região central de Portland.

No início da semana, um grupo de mães e avós formaram um cordão diante dos agentes, que lançaram bombas de gás para dispersar as mulheres. A presença de agentes federais irritou a população, que acusa o presidente de adotar uma medida "fascista" e criar uma imagem de caos para recuperar sua imagem de político forte.

Ontem, Trump prometeu enviar tropas para outras cidades governadas pelos democratas, como Chicago, Detroit e Nova York. Segundo a CNN e o jornal Chicago Tribune, no mesmo dia já havia um contingente de 150 homens preparados para a ação. "Teremos mais forças de segurança federais. Em Portland, fizeram um trabalho fantástico", disse o presidente. "Em três dias, puseram um montão de anarquistas na prisão." A justificativa da Casa Branca é um aumento da criminalidade, causada desde o início da onda de protestos após a morte de Floyd.

Apesar de ter caído, em relação ao que era na década de 1990, a violência urbana ainda preocupa os americanos. Nos fim de semana 63 pessoas foram baleadas em Chicago e 12 delas morreram - um número alto para os padrões locais. "Vou fazer alguma coisa, isso eu posso afirmar", disse Trump. "Não vamos deixar isso acontecer em Nova York, Chicago, Filadélfia, Detroit e Baltimore. Oakland [na Califórnia] está uma bagunça. Todas [as cidades] dirigidos por democratas radicais".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]