• Carregando...
Trumpe venceu em 15 estados. | Joe Raedle/AFP
Trumpe venceu em 15 estados.| Foto: Joe Raedle/AFP

Os sinais de esperança do último fim de semana – quando os resultados de prévias indicavam que Donald Trump poderia estar perdendo fôlego em sua corrida para a nomeação republicana – foram frustrados com os resultados de quatro estados que realizaram primárias na última terça-feira.

O magnata venceu em três deles e ampliou sua liderança na contagem de delegados que, de fato, confirmam na convenção de julho quem disputará a eleição presidencial de novembro. Ted Cruz, vencedor em Idaho, se firma como único oponente de peso, após mais duas atuações decepcionantes de Marco Rubio e John Kasich. “Vamos unificar (o partido). Vamos entrar juntos, pessoal. Eu sou um unificador”, disse Trump após as vitórias em Michigan, Mississippi e Havaí, colecionando agora êxitos em 15 dos 24 estados e territórios que tiveram prévias.

Até agora, Trump não obteve 50% dos votos em nenhum estado e isso se reflete no total de delegados: ele conta com 44% dos já definidos, contra 34,8% de Cruz na segunda posição. Na terça-feira, o bilionário alcançou sua maior votação em Michigan, com 47% dos votos.

Democratas

Hillary Clinton continua favorita à nomeação democrata, mas a força da campanha de Bernie Sanders, que venceu a primária do Michigan na terça-feira, mostra que ela ainda terá dificuldades. No total,a ex-secretária de Estado conquistou até o momento 12 estados, incluindo o Mississippi. Sanders tem 9. Hillary segue confortável na contagem dos delegados, que decidem a nomeação na convenção de julho: 1.221 a 571.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]