• Carregando...
Eleitores de Donald Trump se reuniram no Texas para assistir ao debate do dia 29 de setembro
Eleitores de Donald Trump se reuniram no Texas para assistir ao debate do dia 29 de setembro| Foto: AFP

A pouco mais de 30 dias das eleições presidenciais nos Estados Unidos, o candidato à reeleição, Donald Trump, mira nos eleitores indecisos. De acordo com as pesquisas, o democrata Joe Biden lidera por alguns pontos percentuais, o que significa que a conquista daqueles que ainda não sabem em quem votar pode fazer toda a diferença.

Segundo o portal Five Thirty Eight, que agrega dezenas de pesquisas eleitorais, a diferença entre Biden e Trump é de 7,1 pontos em favor do democrata (50,2% a 43,2%). Em 29 de agosto, Biden liderava com 8,6 pontos de vantagem, uma diferença parecida com a registrada nos meses anteriores: julho (8,3 pontos), junho (9,1), maio (5,6), abril (6), março (6,4).

Patrick Murray, diretor do centro de pesquisas da Monmouth University, estima que 81% dos eleitores já tenham escolhido seu candidato. Em 2016, na mesma época, o número era de 66%.

Leia as últimas notícias sobre as eleições de 2020 nos EUA

Conquistar os votos dos indecisos era um dos objetivos de Trump e Biden no primeiro debate eleitoral de 2020, ocorrido na terça-feira (29). O que se viu, porém, foi uma verdadeira confusão, com interrupções e ataques, em que os candidatos mal conseguiram falar de suas propostas. O republicano e o democrata vão se encontrar novamente em mais duas ocasiões até as eleições, marcadas para 3 de novembro: em 15 de outubro e no dia 22 do mesmo mês.

Perfil dos eleitores

De acordo com pesquisa do Washington Post e da ABC News, Trump lidera entre os homens, com uma vantagem de 13 pontos porcentuais (55% a 42%) - números parecidos com aqueles obtidos pelo presidente em 2016, quando derrotou a democrata Hillary Clinton.

Entre as mulheres, porém, Biden abriu uma vantagem de 31 pontos porcentuais (65% a 34%) - na eleição passada, Hillary teve o voto feminino, mas a diferença foi bem menor (54% a 39%).

A pesquisa Washington Post-ABC News também mostra um interesse pouco comum do eleitor americano: seis em cada 10 entrevistados afirmaram estar acompanhando "bem de perto" a campanha, o índice mais alto desde a disputa entre George W. Bush e Al Gore, em 2000.

Votos necessários

Para vencer, o candidato deve obter pelo menos 270 votos no Colégio Eleitoral, já que as eleições nos EUA são indiretas. As exceções são os estados do Nebraska e Maine, que lançam mão de um sistema proporcional dividido por distritos eleitorais.

Leia também: 8 pontos para entender o processo eleitoral dos EUA

Por isso, é possível que um candidato vença a eleição mesmo sem obter a maioria dos votos populares. Na história recente, foi o que aconteceu com Trump, nas eleições de 2016, contra Hillary, e com George W. Bush, em 2000, contra Al Gore.

É importante para Trump vencer em alguns estados-chave, onde a disputa é mais apertada. Segundo o portal Five Thirty Eight, Biden lidera na Flórida (vantagem de 1,8 ponto percentual), em Ohio (1 ponto percentual), Carolina do Norte (1 ponto percentual) e Pensilvânia (5,4 pontos percentuais). São nessas localidades que Trump deve mirar agora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]