• Carregando...
O presidente norte-americano, Donald Trump, se prepara para uma reunião com Kim Jong-un em algumas semanas | SAUL LOEB/
AFP
O presidente norte-americano, Donald Trump, se prepara para uma reunião com Kim Jong-un em algumas semanas| Foto: SAUL LOEB/ AFP

O presidente sul-coreano Moon Jae-in minimizou nesta segunda-feira (30) suas chances de receber o prêmio Nobel da Paz após a histórica reunião com o líder norte-coreano Kim Jong-un, dizendo que o presidente americano Donald Trump poderia recebê-lo em seu lugar.  

"O presidente Trump pode receber o prêmio Nobel. Tudo o que precisamos é de paz", respondeu o presidente sul-coreano à viúva de um de seus antecessores, Kim Dae-jung, que enviou-lhe uma mensagem de parabéns e lhe desejou o prêmio Nobel.  

O próprio Kim Dae-jung foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 2000 por seu papel na primeira cúpula intercoreana com o norte-coreano Kim Jong-il.  

Leia também: Um prêmio Nobel para Trump e Kim. Não, não é uma piada

A cúpula de sexta-feira (27) entre Moon e Kim foi saudada como um grande passo para aliviar as tensões na península coreana, especialmente antes da cúpula prevista entre o líder norte-coreano e o presidente dos Estados Unidos. 

A escalada verbal em 2017 entre Washington e Pyongyang causou temores de um novo conflito na península, que foi devastada na Guerra da Coreia (1950-53).  

O aquecimento atual, iniciado durante as Olimpíadas de Inverno na Coreia do Sul e que culminou na recente cúpula, aumentou as esperanças de uma distensão inimaginável; há apenas alguns meses.  

Trump se prepara para se encontrar com Kim em uma reunião que deve ocorrer dentro de três a quatro semanas. Esse encontro foi o principal assunto de uma conversa privada entre Kim e Moon durante uma breve caminhada na fronteira entre as duas Coreias na semana passada, segundo a autoridade sul-coreana.  

Em um aparição pública no sábado (28) em Michigan, Donald Trump falou de um acordo nuclear com o regime de Pyongyang, sorrindo e acenando enquanto seus partidários entoavam "Nobel! Nobel!"  

Moon, cuja humildade conquistou os eleitores sul-coreanos, procura ser um mediador entre Kim e Trump.  

A casa de apostas britânica Coral aponta Kim e Moon como favoritos para o próximo Nobel da Paz, concedido em outubro, seguido por Trump e pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]