• Carregando...
Debate entre o candidatos à presidência dos EUA nas eleições de 2020, Donald Trump e Joe Biden. Trump testou positivo para Covid-19 dias antes do debate, dizem assessores
Debate entre o candidatos à presidência dos EUA nas eleições de 2020, Donald Trump e Joe Biden. Trump testou positivo para Covid-19 dias antes do debate, dizem assessores| Foto: EFE/JIM LO SCALZO

O ex-presidente americano Donald Trump testou positivo para Covid-19 três dias antes do seu primeiro debate com o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante as campanhas para a eleição presidencial no país em 2020, assessores do governo Trump disseram nesta quarta-feira.

Mark Meadows, então chefe de gabinete de Trump, revelou a informação em um livro que será lançado em breve, segundo relatou o jornal The Guardian, que obteve uma cópia da publicação.

Além dele, dois oficiais da Casa Branca durante a gestão Trump confirmaram as informações ao New York Times, sob condição de anonimato.

Trump, então com 74 anos, e Biden, 77 anos, precisavam apresentar um teste negativo para coronavírus feito nas 72 horas anteriores ao debate, que ocorreu em 29 de setembro. "Nada iria impedir [Trump] de ir até lá", relata o ex-chefe de gabinete em seu livro.

Meadows diz que, três dias antes, em 26 de setembro, Trump recebeu um teste positivo logo antes de deixar a Casa Branca para um comício na Pensilvânia. De acordo com o Guardian, o autor escreve que esse teste foi feito com um kit antigo, e que eles esperavam se tratar de um falso positivo.

Então Trump teria feito logo em seguida um segundo teste, com um método diferente, que apresentou resultado negativo. Trump encarou esse resultado como "uma permissão total para continuar como se nada tivesse acontecido", escreve Meadows, que acrescentou que o então presidente orientou todos de seu círculo mais próximo a "tratá-lo como se ele estivesse positivo" durante a viagem.

Os dois oficiais que falaram ao NY Times não se lembram de Trump ter dado essa orientação.

Na época, a Casa Branca não anunciou o teste positivo. O então presidente republicano anunciou que estava com Covid-19 no dia 2 de outubro. A Casa Branca informou que divulgou a informação uma hora após o diagnóstico de Trump, que foi para um hospital no mesmo dia.

Trump negou a informação. "A história de que eu estava com Covid-19 antes ou durante o primeiro debate é Fake News. De fato, um teste revelou que não tinha Covid antes do debate", afirmou o republicano em comunicado nesta quarta-feira.

O livro de memórias de Meadows, "The Chief's Chief", será publicado na semana que vem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]