• Carregando...
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Turquia, Recep Erdogan, falam com a imprensa na Casa Branca, Washington, 13 de novembro de 2019
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Turquia, Recep Erdogan, falam com a imprensa na Casa Branca, Washington, 13 de novembro de 2019| Foto: JIM WATSON / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descreveu o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, como um "ótimo amigo" e disse que a tentativa de cessar-fogo no nordeste da Síria estava "indo muito bem", durante visita de Erdogan à Casa Branca nesta quarta-feira (13). Senadores republicanos que têm criticado a Turquia também participaram da reunião no Salão Oval.

Em frente à Casa Branca, manifestantes protestaram contra a visita de Erdogan a Washington, com gritos de "Turquia fora da Síria" e "Turquia é um terrorista".

Ativistas e manifestantes protestam contra a Turquia em frente à Casa Branca, em Washington, durante visita do presidente turco Recep Erdogan, 13 de novembro de 2019
Ativistas e manifestantes protestam contra a Turquia em frente à Casa Branca, em Washington, durante visita do presidente turco Recep Erdogan, 13 de novembro de 2019| Eric BARADAT / AFP

A visita de Erdogan ocorre em meio a tensões com relação à ofensiva da Turquia contra os curdos aliados dos EUA na Síria, depois do anúncio de Trump no mês passado de que retiraria as tropas americanas da região, uma ação que gerou críticas dos dois partidos no Congresso americano.

Mas Trump rejeitou os parlamentares que pediram que o convite ao presidente turco fosse cancelado, dizendo que Erdogan cumpriu o acordo negociado em 17 de outubro com o vice-presidente Mike Pence, de limitar a incursão da Turquia na Síria e permitir a criação de uma zona neutra, cobiçada pelo país há muito tempo, de 32 quilômetros no interior da Síria. As operações militares da Turquia forçaram cerca de 100 mil pessoas a deixaram suas casas no norte da Síria, segundo a Organização das Nações Unidas.

"Quero agradecer ao presidente pelo trabalho que eles fizeram", disse Trump a jornalistas ao receber Erdogan na Casa Branca. Ele acrescentou que os curdos sírios, parceiros de longa data dos Estados Unidos na luta contra o Estado Islâmico na região, "parecem muito satisfeitos" com o acordo de cessar-fogo.

"O presidente e eu somos muito bons amigos. E há muito tempo - quase desde o primeiro dia", disse Trump. "Eu entendo os problemas que eles tiveram - incluindo muitas pessoas da Turquia que foram mortas, na área sobre a qual estamos falando. E ele tem que fazer algo sobre isso também. Não é uma via de mão única".

A reunião bilateral aconteceu enquanto os democratas da Câmara realizavam a primeira audiência pública do processo de impeachment sobre a conduta de Trump em um telefonema com o presidente da Ucrânia. No Salão Oval, o presidente disse que não estava assistindo às audiências, que ele chamou de "caça às bruxas" e "fraude".

Trump e Erdogan discutiriam a situação da segurança na região, bem como os esforços para melhorar as relações depois que a Turquia comprou um sofisticado sistema russo de defesa antimísseis, o S-400.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]