• Carregando...
Presidente americano Donald Trump durante sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas em 2017 | BRENDAN SMIALOWSKI/AFP
Presidente americano Donald Trump durante sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas em 2017| Foto: BRENDAN SMIALOWSKI/AFP

O presidente americano, Donald Trump, vai defender a necessidade de reforçar as sanções adotadas contra Irã e Coreia do Norte e manter encontros bilaterais com líderes de países aliados, como França e Reino Unido, durante a Assembleia- Geral da ONU, na próxima semana. Por outro lado, o republicano ainda não decidiu se vai se encontrar com o presidente iraniano, Hasan Rowhani, apesar de uma suposta oferta do líder de Teerã, informou nesta quinta-feira (20) a embaixadora americana nas Nações Unidas, Nikki Haley. 

 A agenda oficial de Trump começa na terça-feira, quando o presidente fará seu discurso na Assembleia-Geral. Ele deve abordar os "sucessos em política externa" que os Estados Unidos tiveram no último ano e onde os esforços se concentrarão a partir daqui. "Ele quer falar de proteção à soberania americana, sobre outros países que procuram essa proteção e sobre como compartilhamos esses valores", disse Haley. 

Leia também: Não é “O Aprendiz”, mas participação de Trump na Assembleia da ONU gera ansiedade

 "Ele vai falar sobre como os EUA são generosos com aqueles que compartilham de nossos valores, generosos com aqueles que querem trabalhar conosco, e não com aqueles que querem deter os EUA ou que dizem que odeiam os EUA." 

Encontros bilaterais

 Trump também terá encontros bilaterais durante a assembleia. Estão previstas reuniões com os líderes de Coreia do Sul, Egito, França, Israel, Japão e Reino Unido. 

 O vice-presidente, Mike Pence, terá uma reunião sobre crise migratória na Venezuela. Já o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, vai comandar a reunião do Conselho de Segurança da ONU e debater a questão norte-coreana. Segundo Haley, todos os ministros de Relações Exteriores presentes na Assembleia participarão desse encontro. 

"É uma chance de olharmos o que alcançamos e os progressos na Coreia do Norte, uma chance de olharmos o comprometimento que temos com a paz, mas também uma chance de termos uma conversa de que, se não reforçarmos as sanções, tudo isso pode ser em vão", afirmou. 

 As questões envolvendo o Irã - que "tem os dedos em todos os pontos perigosos do mundo", segundo Haley - também serão abordadas na semana. Em maio, os EUA decidiram deixar o acordo assinado em 2015 com Irã e outros países desenvolvidos para limitar o programa nuclear de Teerã. No mês passado, o governo americano retomou algumas sanções contra a administração iraniana, enquanto uma segunda fase da retomada das penalidades entrará em vigor a partir de novembro. 

Rússia na mira

Também nesta quinta-feira, o governo americano anunciou que incluiu 33 entidades e indivíduos associados ao setor de defesa da Rússia em uma lista de pessoas e instituições sujeitas a sanções por participar das "atividades malignas" do governo russo. 

 A relação abrange uma agência militar chinesa e seu diretor, acusados de realizar transações com as 72 pessoas que fazem parte da lista. Autoridades americanas afirmaram que as transações envolveram a transferência da Rússia para a China de uma aeronave de combate Su-35 e um sistema de míssil S-400. 

 Segundo o governo americano, as ações não buscam prejudicar as capacidades militares ou de combate dos países, mas impor custos à Rússia por causa da interferência nas eleições presidenciais de 2016 nos EUA. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]