• Carregando...
Na opinião de Donald Trump, México se aproveita da fronteira com os Estados Unidos. | DON EMMERT/AFP
Na opinião de Donald Trump, México se aproveita da fronteira com os Estados Unidos.| Foto: DON EMMERT/AFP

Na primeira entrevista coletiva que concedeu após ser eleito, o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que vai iniciar a construção do muro na fronteira com o México logo após tomar posse, dia 20 de janeiro. O mandatário americano disse que irá costurar um acordo em um ano e meio para que os mexicanos paguem pela construção, na forma de reembolso. Para isso, a negociação com o governo vizinho iniciará logo após a posse, enfatiza Trump.

O republicano afirmou que respeita o governo e o povo mexicano e que tem muitos funcionários do país em suas empresas. Mas, na opinião dele, o México está se aproveitando dos Estados Unidos. Trump ressaltou diversas vezes que a construção do muro será paga pelos mexicanos. “O México vai nos reembolsar. Isso vai acontecer”, afirmou.

Trump ressaltou que em seus comícios a proposta do muro foi muito bem recebida e quando ele perguntava quem ia pagar pela construção, seus eleitores respondiam que era o México.

Imprensa

Durante a entrevista, que reuniu mais de 250 jornalistas, Trump se recusou a responder uma pergunta de um jornalista da CNN. “Você produz notícias falsas”, disse ele.

No começo da entrevista, Trump questionou veículos que publicaram um suposto relatório russo com informações comprometedoras sobre ele. A CNN publicou a notícia terça-feira (10) à noite. o republicano disse que o documento é falso e não deveria ter sido publicado e ressaltou que o próprio editor do jornal The New York Times classificou o documento como “não comprovado”.

O presidente prometeu que, em até 90 dias, as agências de inteligência vão produzir um relatório sobre o hackeamento durante a campanha presidencial. “A Rússia vai respeitar mais nosso país enquanto eu estiver no governo”, afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]