• Carregando...
Um tufão poderoso atingiu a região de Tóquio
Um tufão poderoso atingiu a região de Tóquio em 9 de setembro| Foto: Distribuição/JIJI PRESS/AFP

O poderoso tufão Faxai varreu Tóquio, no Japão, e a região do entorno no início desta segunda-feira (9), causando a morte de pelo menos uma pessoa e ferindo 30. Segundo a polícia local, uma mulher de cerca de 50 anos morreu depois que foi atirada pelo vento contra uma parede - câmeras de segurança flagraram o momento. No final da manhã de segunda-feira, o céu havia limpado, trazendo calor e umidade. As temperaturas de Tóquio subiram para 32 graus Celsius.

O tufão Faxai é a tempestade mais forte a atingir a capital japonesa em anos, informou a emissora NHK, com registros de ventos de até 200 km/h e 400 milímetros de chuva em um dia em algumas cidades. Ele causou um apagão, deixando mais de 900.000 pessoas sem energia em duas áreas ao redor da capital, de acordo com a Tokyo Electric Power Co. Serviços de transporte também foram prejudicados, mais de 100 voos foram cancelados, escolas foram fechadas e 5.000 pessoas receberam ordens para deixar suas casas pelo risco de deslizamentos de terra – muitas delas na cidade turística de Kamakura, ao sul de Tóquio.

Os tufões - conhecidos como furacões no hemisfério ocidental - se formam regularmente no Pacífico no final do verão e no outono, representando uma ameaça para os centros populacionais do leste asiático. Veja nos vídeos e imagens abaixo a força do tufão Faxai e alguns estragos causados pela tempestade.

  • Poste caído caído devido a ventos causados pelo tufão Faxai em Kamakura
  • Linha de transmissão de energia caída após a passagem do tufão Faxai, em Chiba.
  • Casas danificadas pela rede de perímetro derrubada de um campo de golfe, que caiu devido aos ventos causados pelo tufão Faxai em Chiba
  • Tufão Faxai, em Tóquio
  • Andaimes atingidos pelo tufão Faxai, em um estacionamento no aeroporto Haneda em Tóquio
  • Estragos do tufão Faxai em Kamakura
  • Estragos do tufão Faxai em Chiba
  • Um tufão poderoso atingiu a região de Tóquio em 9 de setembro

Tufão Lingling mata 8 pessoas nas Coreias

Outro tufão atingiu a península coreana no fim de semana, matando três pessoas na Coreia do Sul e cinco na Coreia do Norte, segundo relatos da imprensa local. O tufão Lingling ainda deixou 13 pessoas feridas na Coreia do Sul no sábado e mais de 160.000 pessoas sem energia, segundo informações oficiais.

A tempestade atingiu a Coreia do Norte, onde deixou 460 casas e 15 prédios públicos destruídos ou danificados e grandes quantidades de terras agrícolas enterradas ou inundadas, segundo a Agência Central de Notícias da Coreia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]