• Carregando...
Lápides brancas de soldados muçulmanos foram pichadas com tinta preta com slogans neonazistas, em Notre-Dame de Lorette | Pascal Rossignol / Reuters
Lápides brancas de soldados muçulmanos foram pichadas com tinta preta com slogans neonazistas, em Notre-Dame de Lorette| Foto: Pascal Rossignol / Reuters

Centenas de túmulos da ala muçulmana de um cemitério militar na França foram pichadas com símbolos nazistas na segunda-feira (8), dia do maior feriado do calendário islâmico, a festa do Eid al-Adha.

Esse foi o terceiro ataque do tipo no local em menos de dois anos.

Cerca de 15 lápides de judeus também foram atacadas.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, condenou a ação no cemitério militar Notre-Dame de Lorette, perto da cidade de Arras, e um dos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial. Sarkozy afirmou que os responsáveis pelo ataque serão julgados logo.

Segundo uma fonte policial, cerca de 500 dos cerca de 600 túmulos no local foram profanados.

Bem alinhadas, as lápides brancas são de soldados muçulmanos que morreram ao lutar pela França e foram pichadas com tinta preta com slogans neonazistas, segundo a polícia.

Centenas de milhares de soldados muçulmanos das colônias francesas na África lutaram na Primeira Guerra e dezenas de milhares morreram. A França agora é o país europeu com a maior comunidade muçulmana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]