• Carregando...
Multidão próxima a ponte após tumulto que deixou dezenas de mortos em festival na Índia | Reuters
Multidão próxima a ponte após tumulto que deixou dezenas de mortos em festival na Índia| Foto: Reuters

Mais de 100 pessoas, 30 delas crianças, morreram pisoteadas na manhã de ontem, durante um episódio de pânico coletivo entre peregrinos que cruzavam uma ponte para chegar a um templo no interior da Índia. Os fiéis hindus celebravam o festival religioso de Navaratra em um pequeno vilarejo de Madhya Pradesh, estado no centro do país. Outras 100 pessoas foram internadas em hospitais da região.

"O caos começou com o rumor de que a ponte estaria caindo sobre o rio Sindh", disse DK Arya, inspetor da polícia do Estado à agência francesa AFP. Durante a fuga, criou-se pandemônio e pessoas foram pisoteadas. Policiais tentaram acalmar a multidão com cassetetes, segundo o inspetor, mas alguns integrantes da turba revidaram jogando pedras neles. Um policial ficou gravemente ferido.

Não é certo quantas pessoas havia na ponte no momento do incidente. A imprensa local afirma que 500 mil pessoas foram ao vilarejo, considerado sagrado, para o dia de celebração, que fechava o festival Navaratra. No período de dez dias, celebra-se Durga, divindade em forma de mulher que é conhecida como "a grande mãe".

O governo ordenou investigação judicial sobre o incidente. Sonia Gandhi, líder do partido que chefia o governo, expressou em nota "choque e profunda angústia com o acontecimento trágico".

Histórico

As avalanches humanas são um fenômeno frequente nas festividades religiosas indianas e ocorrem em grande parte pela deficiência na gestão de grandes manifestações e precariedade da infraestrutura local.

Em fevereiro, pelo menos 36 peregrinos morreram em uma correria na estação de trens na cidade de Allahabad, onde estava sendo realizado o festival hindu de Kumbh Mela, considerado a maior aglomeração religiosa humana do planeta.

A pior tragédia dos últimos anos deste tipo aconteceu em janeiro de 2011 no estado de Kerala, quando 102 fiéis morreram em uma área florestal e montanhosa que conduzia a um templo de difícil acesso. Em novembro de 2011, 16 pessoas morreram em um acidente similar ao ocorrido ontem, às margens do rio Ganges.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]