• Carregando...
Soldado israelense em túnel aberto na faixa de Gaza | Amir Cohen/Reuters
Soldado israelense em túnel aberto na faixa de Gaza| Foto: Amir Cohen/Reuters

As Forças de Defesa de Israel anunciaram no último sábado a descoberta de um túnel ligando a faixa de Gaza ao território israelense. A passagem foi supostamente cavada para possibilitar a passagem de terroristas vindos do estreito.

Esse túnel – descoberto em 7 de outubro – foi revelado a um grupo de jornalistas durante um evento organizado pelas autoridades israelenses na sexta-feira. A passagem tem quase 1,8 quilômetro de comprimento.

"É um túnel muito avançado", afirma o brigadeiro-general Michael Edelstein, comandante israelense da divisão da faixa de Gaza. Segundo as Forças de Defesa de Israel, foram necessárias 500 toneladas de cimento para construir a passagem.

As paredes do túnel palestino são revestidas por placas de concreto, com o topo em formato curvo de arco. A insistência na quantidade do material é relevante devido ao fato de que Israel permite, periodicamente, o transporte de cimento a esse estreito de terra. "Esse é um uso cínico da boa vontade israelense", afirma Edelstein.

Bloqueio

A região, controlada pela facção militante Hamas, enfrenta grave carência de bens, a partir do bloqueio israelense. Com o recente golpe de Estado no Egito, perdendo assim os aliados islamitas da Irmandade Muçulmana, o Hamas tem sido progressivamente sufocado.

De acordo com as autoridades israelenses, o túnel recém-descoberto foi construído durante mais de um ano. É o terceiro descoberto em 2013, mas o mais avançado. A desembocadura da passagem está a menos de um quilômetro de áreas civis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]