• Carregando...

Ancara – Com os braços erguidos, fiéis rezaram ontem pedindo chuva em mesquitas da capital da Turquia, que sofre com seca e uma grave escassez de água.

Níveis excepcionalmente baixos de chuva e neve no último inverno combinados com temperaturas elevadas no verão, fizeram encolher os reservatórios de água da Ancara, cidade de cerca de 4 milhões de habitantes, deixando apenas o suficiente para mais três meses de acordo com o chefe da autoridade estatal de saneamento, Hayday Kocaker.

Ao mesmo tempo em que as autoridades recebem críticas, os turcos se voltam para Deus em busca de solução.

"Estamos diante de ti e imploramos que respondas a nossas preces", disse o imã da mesquita Hacibayram, uma das mais antigas da cidade, Fikret Latifoglu, ao conduzir uma oração especial pedindo chuva antes das preces tradicionais de sexta-feira.

Suas palavras foram transmitidas por alto-falantes aos fiéis que lotavam o pátio da mesquita.

Numa tentativa de fazer os estoques durarem mais, as autoridades municipais passaram, no início do mês, a fornecer água para as residências apenas em intervalos de dois dias. Mas a súbita retomada da pressão na reabertura das linhas fez explodir dois dutos principais, deixando moradores cinco dias sem água.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]