• Carregando...

A Turquia romperá relações com Israel caso o país se recuse a desculpar-se sobre o ataque à flotilha humanitária que rumava para Gaza, no dia 31 de maio, em que morreram nove ativistas turcos. A declaração foi feita pelo chanceler da Turquia, Ahmet Davutoglu, conforme divulgou a imprensa local.

Davutoglu, citado pelo jornal Hurriyet, aconselhou Israel a se retratar ou a aceitar as conclusões de uma comissão de investigação internacional sobre o fato. Caso o governo israelense rechace as duas alternativas, "romperemos relações", advertiu. Um alto responsável do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, entretanto, disse que "Israel jamais se desculpará".

Apesar de exigir a criação de uma comissão internacional independente para fazer as investigações, Davutoglu deixou a porta aberta para aceitar as conclusões vindas de uma comissão criada por Israel para investigar o caso.

"Se esta comissão concluir que a abordagem foi injusta e o país se desculpar, isto também já nos será suficiente", disse, acrescentando que a Turquia insiste no pagamento de indenizações às famílias das vítimas. O ministro afirmou que o espaço aéreo turco continua fechado a todos os voos militares israelenses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]