• Carregando...

A Turquia e o Iraque, ambos preocupados com o avanço do Estado Islâmico, prometeram nesta quinta-feira trabalhar para uma maior cooperação militar na luta contra os militantes sunitas radicais.

A Turquia já treina os combatentes curdos peshmergas no norte do Iraque para ajudá-los no combate aos insurgentes, que controlam território no Iraque e na Síria.

Algumas das principais batalhas estão sendo travadas muito perto das fronteiras turcas, e o país se tornou um refúgio para milhares que escapam dos extremistas.

A Turquia está pronta para trabalhar com o Iraque para aumentar a sua assistência militar, disse o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu numa entrevista à imprensa junto com o premiê iraquiano, Haider al-Abadi.

Abadi, na primeira visita de um premiê iraquiano à Turquia desde que o seu antecessor, Nouri al-Maliki, esteve no país em 2010, sinalizou que a Turquia também poderia enviar armas ao Iraque.

"Há preparativos sendo feitos com a ajuda do lado turco para nos fornecer armas", afirmou.

A Turquia, que integra a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e tem 1.200 km de fronteira com a Síria e o Iraque, começou a treinar os peshmergas no mês passado e afirmou que poderia ampliar a ação para a Guarda Nacional do Iraque.

"Vamos realizar estudos mais detalhados sobre o tema. Já fornecemos apoio em termos de treinamento militar. Estamos prontos para dar a ajuda adicional que pudermos nessas áreas", disse Davutoglu.

Ancara tem se recusado a assumir um papel militar de frente na ofensiva aérea montada pelos Estados Unidos contra os insurgentes, dizendo que não pode haver estabilidade duradoura somente com ataques aéreos.

Abadi disse que as forças iraquianas estão lutando para expulsar os militantes e que estão reconquistando território.

A Turquia e o Iraque tiveram por anos relações tensas. O governo Maliki se irritou com a aproximação de Ancara da região curda autônoma do norte iraquiano. Havia uma disputa entre Bagdá e a região curda por conta de petróleo.

As relações melhoraram desde que Abadi chegou ao poder em setembro e desde que Bagdá e Arbil chegaram a um acordo inicial para compartilhar os dividendos da exportação de petróleo.

Abadi disse que o Iraque dá apoio ao aumento das exportações de petróleo via um duto construído pelos turcos atravessando a Turquia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]