• Carregando...
twitter
As contas oficiais do Twitter da Apple, Elon Musk, Jeff Bezos e outros foram sequestradas na quarta-feira por golpistas que tentam enganar as pessoas a enviar bitcoin na esperança de dobrar seu dinheiro.| Foto: Alastair Pike / AFP

Contas oficiais de várias personalidades dos Estados Unidos no Twitter foram hackeadas nesta quarta-feira (15) no que parece ter sido um golpe para roubar bitcoins, uma moeda digital. Tiveram suas contas atacadas os bilionários Bill Gates, Elon Musk, Mike Bloomberg e Jeff Bezos, o ex-presidente dos EUA Barack Obama, o candidato democrata à presidência, Joe Biden, o rapper Kanye West e a estrela de TV Kim Kardashian West. As contas da Apple e da Uber também foram hackeadas.

Os hackers postaram um tuíte nas contas dessas personalidades prometendo dar US$ 2 mil dólares em bitcoins para cada mil enviado para uma determinada carteira digital.

"Estou me sentindo generoso por causa da Covid-19. Vou dobrar qualquer pagamento em bitcoin enviado para o meu endereço bitcoin na próxima hora. Boa sorte e fiquem seguros por aí!", dizia a postagem no perfil de Musk.

O Twitter afirmou que foi um ataque "coordenado" que visou seus funcionários "com acesso a sistemas e ferramentas internas". "Sabemos que eles [os hackers] usaram esse acesso para assumir o controle de muitas contas altamente visíveis (incluindo verificadas) e tuitaram em nome delas", disse a empresa em uma série de postagens no fim desta quarta. As contas atacadas foram bloqueadas temporariamente pelo Twitter e as postagens falsas, apagadas.

Um porta-voz do Bill Gates disse à agência de notícias Associated Press que o ataque hacker parece "ser parte de um problema maior que o Twitter está enfrentando". É a primeira vez que ocorre um ataque coordenado em várias contas verificadas do Twitter, com milhões de seguidores.

De acordo com a imprensa internacional, em pouco tempo em que a postagem esteve ativa nessas contas, mais de 3 mil pessoas caíram no golpe. As vítimas enviaram mais de US$ 100 mil em bitcoins para a conta dos golpistas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]