• Carregando...

O governo da Ucrânia e os rebeldes separatistas pró-Rússia não se reunirão nesta sexta-feira (26) em Minsk, segundo o governo de Belarus. O encontro era considerado um passo fundamental para a assinatura de um acordo de paz definitivo. "Não acontecerá uma reunião do grupo de contato hoje (sexta)", disse o porta-voz do ministério das Relações Exteriores de Belarus, Dmitri Mironchik.

O encontro deveria contar com a presença de representantes da Ucrânia, da Rússia e mediadores da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE). Na retomada do diálogo na quarta-feira, as partes relataram poucos avanços para um acordo de paz que acabe com os confrontos entre os separatistas e as forças governamentais, que deixaram mais de 4.700 mortos.

Mironchik afirmou que Belarus está "sempre disposto" a oferecer Minsk, capital do país, como sede para as negociações. TROCA DE PRISIONEIROS De acordo com a agência Reuters, o governo de Kiev e os separatistas trabalham em um acordo para trocar prisioneiros de guerra.

O acordo prevê a liberação de 125 homens ligados ao governo da Ucrânia em troca de 225 rebeldes capturados pelas forças do governo. A agência ucraniana Interfax aponta que a troca será feita no dia 30 de dezembro.

Markiyan Lubkyvsky, do departamento de segurança da Ucrânia, não confirmou a data, mas disse que a libertação deve ocorrer "em breve". A troca de prisioneiros é um dos 12 pontos do protocolo de paz, que inclui um cessar-fogo, assinado em setembro. Porém, a maior parte do plano ainda não foi colocada em prática devido a seguidas violações do cessar-fogo e porque os separatistas desafiaram Kiev ao realizar eleições locais

A ação separatista no leste da Ucrânia teve início um mês após a Rússia anexar a península da Crimeia, que era ligada à Ucrânia. O governo de Kiev, ligado aos países do Ocidente, acusa a Rússia de apoiar os separatistas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]