• Carregando...

A Ucrânia assegurou aos Estados Unidos que tem uma política contrária ao uso das Forças Armadas contra manifestantes, informou o Pentágono na quarta-feira, após o governo norte-americano ter expressado preocupação com a ação de policiais de choque em protestos contra o governo.

O secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, em telefonema ao colega ucraniano, Pavlo Lebedyev, pediu moderação e alertou sobre os "possíveis danos de um envolvimento dos militares para parar os manifestantes", disse o porta-voz do Pentágono Carl Woog.

O ministro ucraniano disse que transmitiria a mensagem diretamente ao presidente Viktor Yanukovich, que enfrenta manifestações pedindo sua renúncia após ter abandonado um acordo comercial com a União Europeia e aproximado a Ucrânia ainda mais da Rússia.

"O ministro Lebedyev garantiu que a posição do presidente Yanukovich é de não usar as Forças Armadas contra manifestantes", disse Woog.

Manifestantes ucranianos permaneceram em suas posições na quarta-feira, depois de uma ação noturna das tropas de choque para tentar dispersá-los da Praça Independência. A polícia foi forçada a recuar diante da resistência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]