• Carregando...

Uma delegação de autoridades ucranianas vai discutir em Bruxelas no final da tarde desta quinta-feira (12) a implementação de um amplo acordo político e de comércio com a União Europeia. A delegação ucraniana comandada pelo vice-primeiro-ministro Serhiy Arbuzov deve se encontrar com o comissário da União Europeia, Stefan Füle.

A viagem de Arbuzov ocorre após a visita de dois dias da diretora de política externa da União Europeia, Catherine Ashton à Kiev encerrada nesta quarta-feira. Ashton teve encontro com membros do governo e da oposição, incluindo duas longas reuniões com o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych.

Em Kiev, Ashton disse que Yanukovych garantiu a ela que continua interessado em assinar acordo com a União Europeia.

No mês passado, Yanukovych paralisou os preparativos para assinar acordo com a UE, alegando pressões econômicas da Rússia e dizendo que a UE não ofereceu incentivos fiscais suficientes para que um acordo fosse assinado.

A decisão disparou uma onda de protestos em toda a Ucrânia e se tornou a maior crise política do país desde a Revolução Laranja em 2004.

Yanukovych disse repetidamente que poderia assinar um acordo com a UE no ano que vem, mas também pediu discussões com a Rússia e a UE para resolver as tensões comerciais entre os dois.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]