• Carregando...

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou neste sábado que o crescimento e a luta contra os déficits devem andar lado a lado para se chegar à "prosperidade", antes de iniciar um debate sobre a crise na zona do euro com seus sócios do G8.

"Estamos todos comprometidos em fazer com que o crescimento, a estabilidade e a consolidação orçamentária façam todos parte de um conjunto de medidas que nós devemos todos tomar com o objetivo de chegar à prosperidade que nós buscamos para nossos cidadãos", insistiu Obama, abrindo o segundo dia da cúpula do G8 em Camp David (Maryland, leste).

A crise da dívida na zona do euro divide aqueles que querem mais crescimento e os que defendem o rigor, tendo como pano de fundo as grandes preocupações relacionadas à Grécia. Essa questão é a primeira a ser examinada na manhã deste sábado pelos líderes dos oito países mais industrializados e da União Europeia em Camp David.

Na véspera, a alguns dias de uma reunião europeia e no momento em que a saída da Grécia do euro é mencionada abertamente, o presidente Obama deu um sinal claro aos partidários de um relançamento econômico na Europa recebendo o seu colega francês François Hollande.

Obama assegurou diante do novo presidente francês que o G8 teria "uma abordagem responsável da austeridade orçamentária, ao lado de medidas enérgicas em favor do crescimento", posição apoiada por Hollande, e que vai de encontro ao rigor pregado pela chanceler alemã, Angela Merkel, que também estará presente no G8.

Candidato a um segundo mandato no dia 6 de novembro, Obama alertou para os efeitos nefastos das dificuldades europeias sobre a situação dos Estados Unidos, onde, mesmo de forma modesta, o crescimento vem sendo registrado e o desemprego caiu em um ponto depois de agosto de 2011.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]