• Carregando...
Premiê do reino Unido fecha acordo do Brexit com UE
Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson| Foto: ISABEL INFANTES / AFP

A União Europeia e o Reino Unido fecharam um acordo sobre o Brexit, segundo anunciaram o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

"É um acordo justo e equilibrado para a UE e o Reino Unido e é um testamento de nosso compromisso em encontrar soluções", afirmou Juncker no Twitter nesta quinta-feira (17). Juncker disse ainda recomendar que a Comissão aprove o acordo.

Johnson lembrou que o Parlamento deve votar o acordo no sábado (19) "para que possamos passar para outras prioridades, como custo de vida, NHS [saúde], crimes violentos e nosso ambiente".

O grande impasse sobre a saída do Reino Unido da União Europeia é a fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte, que pertence ao Reino Unido. Em contraste com os acordos anteriores do Brexit, o plano de Johnson prevê a criação de duas fronteiras onde atualmente não existe nenhuma. Haveria uma fronteira aduaneira entre UE e Reino Unido na ilha da Irlanda, entre o norte e o sul, e uma nova fronteira regulamentar entre a Irlanda do Norte e o resto do Reino Unido.

Anteriormente, essas ideias foram fortemente reprovadas pelos unionistas da Irlanda do Norte, que rejeitam qualquer sugestão de que sua região seja distinta. Nesta quinta-feira, a líder do principal partido sindicalista da Irlanda do Norte, Arlene Foster, disse que não poderia apoiar a proposta atual.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]