• Carregando...
Cerca de 25% do sistema financeiro russo será afetado pela desconexão com a Swift
Cerca de 25% do sistema financeiro russo será afetado pela desconexão com a Swift| Foto: EFE

A União Europeia publicou, nesta quarta-feira (2), a norma de expulsão de sete bancos da Rússia da Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (Swift) como resultado da invasão da Ucrânia pelo país.

Por outro lado, não foram incluídos na relação o Sberbank, maior banco russo, e o Gazprombank, porque eles processam grande parte das transações de energia com o bloco.

A lista de instituições a serem expulsas do sistema inclui Bank Otkritie, Novikombank, Promsvyazbank, Bank Rossiya, Sovcombank, Vnesheconombank (VEB) e VTB, sendo este último o segundo maior do sistema financeiro russo, de acordo com o Diário Oficial da UE.

O Conselho da União Europeia declarou em um comunicado que a desconexão - combinada com o G7 no último fim de semana - será efetivada em dez dias e também valerá a qualquer pessoa, entidade ou organismo estabelecido na Rússia e cujos direitos de propriedade sejam direta ou indiretamente detidos em mais de 50% por uma das entidades envolvidas.

Além disso, a UE também proíbe neste pacote de sanções investimentos em futuros projetos cofinanciados pelo Fundo Russo de Investimento Direto, bem como a venda, fornecimento, transferência ou exportação de cédulas denominadas em euro para a Rússia, incluindo o governo russo e o Banco Central da Rússia.

A UE decidiu deixar o principal banco russo, Sberbank, e o Gazprombank de fora da relação de sancionados para não dificultar as operações de compra de gás e petróleo pelos países europeus.

"Gostaríamos de desativar transações específicas, mas a Swift não funciona assim. Você não pode discriminar diferentes tipos de transações, então tivemos que deixá-los fora da lista", disseram as fontes, além de apontarem que 25% do sistema financeiro russo será afetado pela desconexão com a Swift, e isso sem contar o VEB, que é um banco de desenvolvimento.

Com sede na Bélgica, o sistema Swift conecta cerca de 11 mil instituições financeiras ao redor do mundo e funciona como uma plataforma de comunicação de transações financeiras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]