• Carregando...
rússia desinformação coronavírus
União Europeia acusa Kremlin de disseminar desinformação sobre coronavírus| Foto: Yuri KADOBNOV/AFP

Veículos de imprensa estatais russos e pró-Kremlin estão espalhando desinformação sobre a pandemia de coronavírus para causar pânico e medo no Ocidente, diz um relatório recente do Serviço de Ação Externa da União Europeia ao qual agências de notícias internacionais tiveram acesso.

O documento aponta que, desde 22 de janeiro, a agência detectou quase 80 casos de desinformação sobre a epidemia de Covid-19 ligados à imprensa pró-Rússia.

"O objetivo principal da desinformação do Kremlin é agravar a crise da saúde pública nos países ocidentais, minando especificamente a confiança do público nos sistemas nacionais de saúde - impedindo assim uma resposta eficaz ao surto", diz relatório, segundo informou a CNN.

O Departamento de Estado americano também já havia falado sobre uma campanha do Kremlin para desestabilizar os Estados Unidos durante esta época de emergência de saúde.

"Temos assistido às narrativas que estão sendo divulgadas - narrativas falsas em torno do coronavírus", disse Lea Gabrielle, coordenadora do Centro Global de Engajamento (GEC) do Departamento de Estado, no início de março. "Vimos todo o ecossistema de desinformação russa em jogo", acrescentou, sem dar detalhes sobre os esforços russos de desinformação.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse à Reuters que a falta de exemplos específicos de ações de desinformação no relatório da UE provam que as alegações contra a Rússia são infundadas e que provavelmente são resultado de uma obsessão anti-Rússia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]