• Carregando...

O ator August Kowalczyk, de 90 anos, que foi prisioneiro do campo de extermínio de Auschwitz e conseguiu fugir com ajuda dos habitantes da cidade, morreu domingo em um asilo, localizado neste mesmo município, no sul da Polônia. A casa de repouso, inaugurada há dois meses, foi aberta por iniciativa do próprio Kowalczyk, como agradecimento às pessoas que o ajudaram a escapar do campo de concentração em 1942.

"Devo minha vida à população que morava na região de Auschwitz, que desde o começo tentaram de várias formas ajudar os prisioneiros do campo e que me esconderam durante uma semana depois da fuga", disse o ator, há algum tempo, em entrevista à agência Ansa.

Kowalczyk nasceu em 15 de agosto de 1921, em Tarnawa, na Polônia. Ele chegou a entrar em um seminário, mas acabou tendo que se alistar ao Exército polonês. Juntamento com outros soldados, foi preso na Eslováquia quando tentavam atravessar a fronteira e levado a Auschwitz em dezembro de 1940. Em 10 de junho de 1942, 50 prisioneiros conseguiram escapar do campo de concentração, mas somente nove deles conseguiram sobreviver. Kowalczyk era o último que ainda estava vivo. Com o fim da guerra, o polonês foi ator e diretor e sempre manteve contato com as pessoas que salvaram sua vida.

Cerca de 1,5 milhões de pessoas, a maioria judeus, foram mortos em Auschwitz, entre 1940 e 1945.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]