• Carregando...
Cartaz escrito “unidos contra o terror” é pendurado próximo ao local de atentado contra muçulmanos em Londres | ISABEL INFANTESAFP
Cartaz escrito “unidos contra o terror” é pendurado próximo ao local de atentado contra muçulmanos em Londres| Foto: ISABEL INFANTESAFP

Durante anos, Finsbury Park, bairro situado no norte da capital inglesa, foi considerado um viveiro do extremismo islâmico. Um bairro imigrante relativamente privado, era o lar da Mesquita do Parque de Finsbury - infame por convidar o radical clérigo egípcio Abu Hamza Masri, que depois foi extraditado para os Estados Unidos e considerado culpado de acusações de terrorismo.

Mas, como muitos dos seus bairros vizinhos, a área rapidamente foi gentrificada nos últimos anos, indiscutivelmente tornando-se mais diversificada e tolerante ao mesmo tempo. As lojas de comida turca convivem confortavelmente ao lado de cafés que servem expressos chiques. A Mesquita Finsbury Park teve suas próprias reformas dramáticas ao longo da década anterior, com suas facções extremistas eliminadas.

Talvez a maior controvérsia restante envolva o que o time de futebol que os moradores apoiam - o Arsenal se firma como maioria da preferência local.

No entanto, foi neste Finsbury Park contemporâneo que uma van atropelou um grupo de adoradores muçulmanos nas primeiras horas da manhã de segunda-feira, deixando um morto e ferindo dez outros, próximo Casa de Bem-Estar Muçulmana. A polícia diz que o incidente está sendo tratado como um ataque terrorista e testemunhas dizem que o suposto atacante gritou que queria matar muçulmanos.

O atentado chocou a população do bairro, não só por mais um ataque terrorista que atingiu a Grã-Bretanha, mas que parecer mirar a comunidade muçulmana inglesa. Alguns expressaram frustração com a resposta da polícia e se irritaram com qualquer associação com extremistas religiosos.

"É injusto com a comunidade muçulmana", disse um jovem que deu seu nome como Adil Rana. "Nós não nos sentimos seguros em qualquer lugar. Não nos sentimos seguros caminhando pelas ruas ou indo para a mesquita ".

A reputação de extremismo da vizinhança foi adquirida na década de 1990, depois que a Mesquita do parque foi aberta para atender a uma comunidade islâmica em expansão. 

Como um ex-funcionário do contraterrorismo da Casa Branca uma vez colocou, Londres se tornou "cena do bar de Star Wars" para os radicais islâmicos antes dos ataques de 11 de setembro de 2001 em Nova York e no Pentágono. A Mesquita do Parque Finsbury foi talvez o exemplo mais óbvio desse cenário em ação.

História

As coisas mudaram depois de 2003, quando a mesquita foi invadida pela polícia como parte de uma investigação sobre uma suposta trama para produzir veneno de ricina. A mesquita foi fechada e Hamza - administrador da mesquita na época -  foi extraditado para os Estados Unidos em 2012, onde foi condenado à prisão perpétua após ter sido considerado culpado de 11 acusações relacionadas ao terrorismo.

A Mesquita do Parque Finsbury reabriu em 2005 com uma nova administração que buscava deixar atrás esse passado. No site da mesquita, se fala de uma "nova era" com ênfase nos "verdadeiros ensinamentos do Islã como uma religião de tolerância, cooperação e harmonia pacífica entre todas as pessoas que conduzem uma vida de equilíbrio, justiça e respeito mútuo".

A mesquita agora reivindica atrair quase 2.000 seguidores e, em 2014, ganhou um prêmio de prestígio por seus serviços à comunidade, embora suas ligações passadas com o extremismo sejam alvo de críticas da extrema direita da Grã-Bretanha.

Parte dessa mudança foi no contexto de uma evolução mais ampla do extremismo islâmico na Grã-Bretanha, com mesquitas fortemente vigiadas e não sendo mais a escolha lógica para recrutamento e radicalização. Mas também foi o trabalho dos líderes comunitários muçulmanos, em parceria com a Unidade de Contato Muçulmana do Serviço de Polícia Metropolitana de Londres e com o membro do parlamento local, Jeremy Corbyn.

A Casa de Bem-Estar Muçulmana, alinhada com a irmandade muçulmana, também desempenhou um papel significativo na ajuda à mesquita do Parque Finsbury se livrar do extremismo. Após o incidente da manhã de segunda-feira, disseram testemunhas, o imã deste centro e da mesquita muçulmana nas proximidades impediu os seguidores de atacar o homem que dirigia o caminhão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]