• Carregando...

O edifício que durante a última ditadura argentina (1976-1983) serviu de sede à temível Escola de Mecânica da Armada (Esma), onde eram presos e torturados aqueles considerados inimigos pelo regime militar, foi escolhido pela Unesco como sede do primeiro Instituto Mundial para a Promoção dos Direitos Humanos, informou nesta terça-feira (14) a imprensa local.

A realização do projeto, que se enquadra nas celebrações do 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é fruto de um acordo entre o governo argentino e a Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura.

O instituto, que será inaugurado em março, terá o nome oficial de Centro Internacional para a Promoção dos Direitos Humanos (CIPDH) e seu diretor será nomeado pelo governo de Buenos Aires.

Segundo fontes do governo argentino, a nova instituição terá a missão de promover e reforçar o sistema democrático, a consolidação dos direitos humanos e os trabalhos de vida, liberdade e dignidade humana.

Em relação às atividades desenvolvidas, o Centro Internacional terá entre suas funções "a pesquisa científica relacionada ao desaparecimento forçado de pessoas, a tortura e o extermínio, além da análise, a apresentação e a conservação dos resultados desta atividade em um quadro de cooperação internacional".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]