• Carregando...
Campus da Universidade Fudan em Xangai
Campus da Universidade Fudan em Xangai| Foto: HECTOR RETAMAL/AFP

Uma das universidades de maior prestígio da China excluiu do seu estatuto o compromisso com a "liberdade de pensamento" e diminuiu a "independência acadêmica" para um ponto inferior ao patriotismo, provocando alarme entre professores e estudantes.

A mudança no estatuto da Universidade de Fudan ocorre em meio a uma crescente repressão à liberdade de expressão na China sob a liderança do presidente Xi Jinping. Previsivelmente, as críticas à medida foram rapidamente removidas da internet altamente censurada da China.

O Ministério da Educação anunciou as mudanças no regulamento da Fudan na terça-feira (17). A versão anterior incluía a frase: "A filosofia educacional da universidade é a independência acadêmica e a liberdade de pensamento, como exaltadas no hino da universidade". A versão revisada agora diz: "A universidade mantém o lema de 'Rico em conhecimento e tenaz de propósito'. ; Inquirir com sinceridade e refletir com autoprática. Promovemos o espírito de 'unidade, serviço e sacrifício', praticando a dedicação sinceramente patriótica, a independência acadêmica, a busca da excelência".

Outra parte da carta foi ampliada para garantir lealdade à parte. "A universidade adere à liderança do Partido Comunista Chinês e implementará totalmente a política educacional do partido".

Comunistas contra a liberdade de pensamento

"Para as pessoas que estão dispostas a elogiar a liderança atual, é o melhor momento para trabalhar. Mas se você realmente deseja fazer pesquisas reais e ter pensamentos independentes, é difícil", disse Peidong Sun, socióloga que leciona na Fudan. "Mas talvez esse não seja o momento mais difícil. Em cinco anos, poderemos olhar para trás em 2019 e dizer que isso foi apenas o começo".

Ela poderia enfrentar problemas por falar com o Washington Post dessa maneira, mas disse que era seu dever como intelectual se pronunciar contra uma prática arraigada que está se tornando pior.

"Não há universidade na China que tenha liberdade de pensamento ou independência acadêmica", afirmou Sun, observando que a liberdade intelectual começou a ser restringida quando os comunistas conquistaram o poder na década de 1940.

"O controle do pensamento tem sido uma das partes cruciais da governança do Partido Comunista", disse ela. "A arte deve servir à política; os intelectuais devem servir ao partido. Essa sempre foi a regra. Nunca foi alterada e nunca será alterada".

A história da Fudan

Fundada em 1905 por um padre jesuíta, Fudan foi a primeira universidade a ser fundada por um chinês. Seu nome, que significa "retorno" e "madrugada", vem de um poema clássico chinês que diz: "Brilhantes são a luz do sol e o luar, novamente o brilho da manhã retorna ao amanhecer".

Sediada em Xangai, tem desfrutado de alguma distância política e geográfica da sede do poder comunista em Pequim. É reconhecida pela excelência em ciências humanas, ciências e medicina e como um espaço relativamente livre na China. É também uma das instituições escolhidas pelo governo chinês para que seu "Plano de Dupla Primeira Classe Universitária" se torne um centro de excelência mundial em 2050.

Entre os alunos famosos estão Wang Huning, um dos principais assessores de Xi e um membro do Comitê Permanente do Politburo, o principal órgão de tomada de decisões do Partido Comunista.

A Fudan também promove o que chama de "parceria estratégica" com várias universidades, incluindo Yale e a Universidade Nacional de Cingapura.

Uma parceria acadêmica entre a Fudan e a Universidade de Yale é o Centro de Pesquisa em Sociologia Cultural de Yale-Fudan. Iniciado em 2016, o centro organiza uma série de intercâmbios e oficinas acadêmicas entre professores de Yale e Fudan, pesquisadores e estudantes de doutorado. O professor de Sociologia de Yale Jeffrey Alexander, um dos dois diretores de programas da universidade americana, disse ao Washington Post que o centro continuará sua parceria com a Fudan até o verão de 2022. A assessoria de imprensa de Yale não respondeu imediatamente a perguntas sobre o status de outras colaborações com a Fudan ou as mudanças no estatuto da universidade.

Decisão surpreendente para os acadêmicos

Na quarta-feira, depois que as notícias das mudanças começaram a aparecer, os estudantes se levantaram em uma lanchonete em Fudan e cantaram o hino da universidade, que contém as palavras "independência acadêmica, liberdade de pensamento" e "politicamente sem restrições". Vídeos do ato de protesto foram divulgados na internet, com o choque da propagação.

Mesmo no espaço político cada vez mais restrito da China, onde o líder do país promoveu o "pensamento Xi Jinping", que soa orwelliano, e se moveu para silenciar todas as críticas, o aparente movimento para restringir a liberdade ede pensamento na Fudan foi um choque.

Alguns graduados de Fudan entraram em contato com a vice-secretária da unidade do Partido Comunista na Fudan, Xu Zheng, para dizer a ela que se sentiam "magoados e humilhados" pela mudança.

"Estudamos muito quando éramos pequenos e fomos inspirados pela liberdade e pelo espírito da Fudan para nos matricularmos lá", escreveu um graduado em 2004, Wang Lili, em uma mensagem para Xu compartilhada na internet. "Desde a formatura, não houve um único dia em que não me sentisse orgulhoso da minha universidade, nem um único dia em que não sinta saudade. Estou muito triste por ver as notícias de hoje. É como se nosso estatuto tivesse sido castrado".

As medidas foram fortemente criticadas na internet nesta quarta-feira, mas quase todas as postagens foram excluídas pelos censores da China.

Repressão na China

Os defensores dos direitos humanos disseram que a medida representa uma continuação da constante repressão de Xi à expressão ou pensamento independente.

"Acho que a mudança no estatuto representa mais um passo em direção ao fechamento da mente na China", disse Maya Wang, pesquisadora da Human Rights Watch na China. "Desde que o presidente Xi chegou ao poder, vimos esses bolsões de liberdade, onde as pessoas podem buscar ar, desaparecendo".

Desde que Xi se tornou o líder do partido no final de 2012, as publicações que são até remotamente críticas às autoridades chinesas foram bloqueadas, acadêmicos que ousam oferecer opiniões diferentes foram rebaixados ou demitidos e grupos de reflexão com ideias alternativas foram encerrados. Advogados foram presos e instituições religiosas, de igrejas a templos budistas, foram fechadas ou colocadas sob controle do partido.

Nos extremos, como na área noroeste de Xinjiang, pelo menos 1 milhão de muçulmanos uigures étnicos foram detidos e colocados em campos de reeducação com o objetivo de despojá-los de sua cultura e religião.

Este último ataque à esfera acadêmica terá ramificações nos próximos anos, disse Wang. "Muitas pessoas que trabalham na sociedade civil se interessaram por essas questões na universidade", disse ela. "Se você colocar ainda mais restrições à liberdade de expressão nas universidades, os futuros líderes da China não terão uma mente aberta. Mas ainda acho que o desejo por justiça e igualdade permanece forte".

Conteúdo editado por:Isabella Mayer de Moura
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]