• Carregando...
Sondagens apontam vitória de Juan Manuel Santos. Veja os dados |
Sondagens apontam vitória de Juan Manuel Santos. Veja os dados| Foto:

Bogotá - Juan Manuel Santos, ex-ministro do presidente Álvaro Uribe, deve se tornar o sucessor do líder no comando da Colômbia. San­­tos é franco favorito na disputa deste domingo com o oposicionista Antanas Mockus, do Parti­­do Verde.

Mockus era apontado como a sensação do primeiro turno da disputa, aparecendo em várias pesquisas à frente dos rivais. Quando as urnas foram abertas em 30 de maio, porém, Santos ficou com 46,5%, ante 21,5% de Mockus.

Agora, as pesquisas preveem uma vitória folgada da situação. "Não haverá surpresas e Santos está praticamente eleito", afirma o professor Vicente Torrijos, da Universidade do Rosário, em Bogotá.

"Santos teve grande apoio de Uribe e também de outros políticos", complementa a professora María Consuelo Ahumada, da Pontifícia Universidade Javeria­­ na, na capital colombiana. "A opinião pública colombiana está muito à direita, por causa da guerrilha", comenta.

Esfriado

O candidato verde empolgou parte da Colômbia com a bandeira da ética. Sem propor mudanças radicais na condução do país, Mockus defendeu o fim dos es­­cândalos na política nacional.

A empolgação com Mockus, porém, mostrou-se menor que a prevista nas pesquisas. Logo após a primeira votação, o oposicionista teve dificuldade para atrair apoios de outras siglas, en­­quanto Santos angariava aliados pregando um governo de "unidade nacional".

Ex-ministro da Defesa, Santos pretende manter a política de linha-dura com os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucio­­nárias da Colômbia (Farc). No início da semana, o Exército conseguiu libertar quatro militares das mãos das Farc. Santos é visto como um homem forte, capaz de combater a guerrilha.

Quase 30 milhões de colombianos podem votar, em um país de cerca de 45 milhões de habitantes. O vencedor na disputa eleitoral assume o poder em 7 de agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]