• Carregando...
Uribe (esq.), Lula (centro) e Vázquez (dir.) foram eleitos os mais populares por 22 países da América Latina, Portugal e Espanha | John Vizcaino / Sergio Perez / Andres Stapff / Reuters
Uribe (esq.), Lula (centro) e Vázquez (dir.) foram eleitos os mais populares por 22 países da América Latina, Portugal e Espanha| Foto: John Vizcaino / Sergio Perez / Andres Stapff / Reuters

Os presidentes de Colômbia, Brasil e Uruguai encabeçam uma lista dos líderes da região mais populares. Já o norte-americano George W. Bush e o nicaragüense Daniel Ortega estão entre os mais rechaçados pela própria população.

A pesquisa foi realizada em 22 países da América Latina, Espanha e Portugal, por empresas privadas reunidas no chamado Consórcio Ibero-americano de Investigações de Mercados e Assessoramento (CIMA), sediado em Bogotá. Desde 1992 a entidade realiza esse trabalho na região, entre outros projetos.

"O objetivo da pesquisa é conhecer os grupos da opinião pública da América Latina, nos conhecermos", disse em entrevista por telefone Carlos Lemoine, presidente da empresa privada colombiana Centro Nacional de Consultoria.

O resultado da pesquisa, chamado de "Iberobarómetro 2008", indica que em 11 dos 22 países pesquisados os presidentes registram porcentagens de aprovação acima de 50%. O nível mais alto é o do colombiano Álvaro Uribe, com 85%.

O brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva aparece em segundo, com 67% de aprovação. O uruguaio Tabaré Vázquez tem o mesmo índice de Lula.

Na seqüência estão o presidente do México, Felipe Calderón (61%); do Equador, Rafael Correa (57%); da Costa Rica, Oscar Arias (57%); da Bolívia, Evo Morales (56%); da República Dominicana, Leonel Fernández (55%); da Venezuela, Hugo Chávez (54%); e o espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, com 52%.

O peruano Alan García está mal colocado, com 35% de aprovação. E Daniel Ortega está ainda pior, com 29%. Nos últimos postos estão Bush, com 21%, e o agora ex-presidente Nicanor Duarte, com 9%, que foi substituído em agosto por Fernando Lugo.

As conclusões da pesquisa apontam para a alta aprovação de presidentes em segundo mandato. Segundo os responsáveis pela sondagem, isso pode ser explicado pelo fato de os eleitores apoiarem nos últimos anos a continuidade de políticas macroeconômicas e de segurança pública que tiveram bons resultados na avaliação popular.

Os resultados da pesquisa, com 4 pontos percentuais de margem de erro para baixo ou para cima, foram publicados nesta terça-feira pelo jornal El Tiempo. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]