• Carregando...
Inglaterra deve derrubar obrigatoriedade do uso de máscaras ainda em julho
| Foto: HEDESON ALVES/GAzeta do Povo/ Arquivo

O uso de máscaras contra a Covid-19 está próximo de deixar de ser obrigatória na Inglaterra, disse um ministro do governo britânico. De acordo com o ministro da Habitação, Robert Jenrick, os dados que balizam essa tomada de decisão são “muito positivos” e que o uso da proteção deve passar a ser mais uma “escolha pessoal” do que uma “determinação do governo” no próximo dia 19 de julho.

Segundo fontes do governo, as medidas de restrição social já deveriam ter sido suspensas em junho, mas o aumento repentino nos casos causado pela variante Delta, surgida na Índia, fez com que o primeiro-ministro Boris Johnson recuasse da decisão. A vacinação avançada em território britânico ajudou, nas palavras de Jenrick, a “quebrar a ligação entre o contágio e a morte por Covid”, o que deve levar a um maior abrandamento nas medidas restritivas.

Questionado se continuaria a usar máscara após a liberação, o ministro respondeu que não. “Eu, particularmente, não quero mais usar uma máscara, não acredito que a maioria das pessoas gostem disso. Nós vamos entrar em uma nova fase, em que questões como esta dirão muito mais respeito às nossas escolhas pessoais”, afirmou.

Mesmo assim, o ministro afirmou que nem todas as medidas restritivas devem ser abandonadas. “Temos que assegurar que todos os adultos estejam completamente imunizados, porque esta é a chave para manter o vírus sob controle conforme formos entrando no outono e no inverno”, declarou Jenrick.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]