• Carregando...
Pessoas esperam em fila para serem vacinadas contra a Covid-19 em jornada de imunização para funcionários de empresas privadas em Bogotá, Colômbia, 16 de julho
Pessoas esperam em fila para serem vacinadas contra a Covid-19 em jornada de imunização para funcionários de empresas privadas em Bogotá, Colômbia, 16 de julho| Foto: EFE/ Mauricio Dueñas Castañeda/ Gazeta do Povo

A Câmara de Comércio de Bogotá (CCB) anunciou nesta quarta-feira que está encerrando o plano de venda de vacinas contra a Covid-19 para empresas privadas, devido ao avanço da campanha de imunização na Colômbia, que distribuirá as doses ao público-alvo antes que a iniciativa privada.

"É evidente que o Plano Nacional de Vacinação vem avançando de maneira acelerada e garantirá acesso gratuito e ágil à grande maioria da população que quiser ser imunizada na mesma data que seriam imunizados de forma privada", garantiu o presidente do CCB, Nicolás Uribe.

A Colômbia foi um dos poucos países que começaram a permitir a compra de vacinas, no caso da chinesa Sinovac, por empresas privadas que quisessem imunizar de forma gratuita os seus funcionários. O primeiro lote com este destino, com 1 milhão e meio de doses, começou a ser aplicado na primeira semana de julho. Menos de um mês depois do início do processo, cerca de 200 mil doses foram aplicadas de maneira privada no país.

"De acordo com os informes, cerca de 85% das vacinas solicitadas estão destinadas a pessoas que já teriam acesso gratuito aos imunizantes na data de início da vacinação sob esquema privado", completou Uribe.

Desde a semana passada, está aberta na Colômbia a campanha para toda a população com mais de 35 anos e qualquer pessoa com comorbidades. Já a partir de 26 de julho, será a vez de todos com mais de 25 anos, de forma gratuita e pública.

Uribe disse ainda que a Câmara não pode gerar gastos desnecessários aos empresários, visto que as autoridades de saúde no país aceleraram o acesso à vacinação. Ele também informou que os recursos serão devolvidos aos empresários, relatou a imprensa local.

Como está a vacinação na Colômbia

A vacinação na Colômbia, embora tenha perdido ritmo na última semana, chegou a 23,8 milhões de doses aplicadas dos imunizantes da Pfizer, Sinovac, Janssen ou Astrazeneca, que estão sendo utilizados no país.

Ao todo, 10,5 milhões de pessoas já completaram a vacinação contra a Covid-19, o que representa quase 21% da população.

Desde o início da pandemia, já foram notificados no país 4.668.750 de casos de infecção pelo novo coronavírus e 117.131 mortes pela doença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]